Notícias

7º dia de falecimento da Ir. Petronilla Maria Tonello

Ir. Petronilla Maria Tonello nasceu no dia 31 de Maio de 1924 em Bela Vista-Alfredo Chaves/RS. É a primeira dos doze filhos de Joao Tonello e Linda Rosa Melatti. Tem 3 irmãos homens e 8 mulheres. Recebeu o sacramento do Batismo no dia 10 de Junho de 1924 ,  do Crisma no 19 de Dezembro de 1929 e a  Primeira Eucaristia em 06 de Janeiro de 1933, todos em Bela Vista/RS.

A formação inicial de Ir. Petronilla teve início em Videira/SC, ingressando na Congregação no dia 02 de Janeiro de 1943 em Videira/SC, onde após a formação à Vida Consagrada Salvatoriana professou os primeiros votos no dia 06 de Janeiro de 1945 e os votos perpétuos no dia 06 de Janeiro de 1951, em Videira/SC.

 Nas suas atividades apostólicas atuou nas comunidades Salvatorianas, em Indianápolis/SP, Comunidade Mater Salvatoris, em Tangará/SC, Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Coronel Freitas/SC, Hospital Celso Ramos, em Florianópolis/SC, Hospital Salvator Mundi, em Roma, Hospital São Luiz, em Campo Alegre/SC, no Hospital Salvatoriano Divino Salvador, em Videira/SC e nestes últimos anos na comunidade Maria Teresa, em Videira/SC.      

Desde muito jovem Ir. Petronilla sempre foi apaixonada pelo trabalho na área da saúde. Aos poucos foi se preparando e assumindo cada vez mais responsabilidades na grande missão que Deus lhe confiava, atuando em diversos setores da enfermagem. Durante 50 anos de vida consagrada Ir. Petronilla dedicou especialmente ao serviço de enfermagem em diversos hospitais e comunidades.

Ao celebrar seu jubileu de ouro alegremente se expressou: “Agradeço a Deus pelo tríplice dom: vida, batismo e vocação religiosa. O germe da minha vocação, nasceu no dia que fiz a primeira comunhão. Uma experiência que marcou a vida e que se repetiu em outros momentos e nos meus votos perpétuos, fortificando assim minha entrega total ao Divino Salvador. Servi nos trabalhos da casa, do jardim de infância, na escola primária e nos hospitais. Senti-me realizada em todos os lugares em que passei. O potencial que toda mulher possui, foi realizado em mim, servindo o doente, a criança e o pobre. Considero uma grande graça ser salvatoriana e, ao mesmo tempo uma enorme responsabilidade de tornar Jesus Salvador conhecido e amado por todas as pessoas”. Outro motivo de alegria e benção que Ir. Petronilla partilhava é que ela atendeu e rezou com a Madre Teresa de Calcutá, em nosso Hospital Salvator Mundi, em Roma, no ano de 1983, ocasião em que trabalhou como enfermeira. A bondade e simplicidade desta santa a encantou.

Em 25 de novembro de 2009, Ir. Petronilla recebeu o troféu “Amigo da Comunidade” da sociedade videirense, pela criação da pastoral dos enfermos, que tem como objetivo atender e aliviar o sofrimento de doentes não internados. Neste apostolado soube viver o carisma salvatoriano pela solicitude, serenidade, bondade e escuta das pessoas. Suas palavras eram sempre um bálsamo para aliviar a dor e o sofrimento das famílias.

Em 20 de dezembro de 2020, Deus a chamou para viver em sua morada eterna. Faleceu em decorrência da COVID-19 no hospital Salvatoriano Divino Salvador, em Videira/SC e foi sepultada no cemitério Jardim da Saudade, em Videira/SC, no dia 20/12/2020.  Ir. Petronilla Maria Tonello, com 96 anos de idade e 75 anos de doação como Irmã Salvatoriana, passa a conviver na presença plena do Divino Salvador.

Ir. Petronilla nossa gratidão:

  • Pelo autêntico testemunho de fé em viver a vida salvatoriana com alegria e leveza– “Estamos rodeadas dessa grande nuvem de testemunhas. Deixemos de lado tudo o que nos atrapalha… Corramos com perseverança na corrida, mantendo os olhos fixos em Jesus, autor e consumidor da fé” (Heb 12,1).
  • Pelo seu grande amor a Eucaristia, centro e fonte de nossa vida.
  • Pela presença serena e consoladora junto a pastoral dos enfermos e seus familiares.
  • Pelo bem realizado em favor do Reino de Deus no cuidado da saúde das pessoas com sua vida generosamente oferecida.
  • Pela atitude orante – sempre fazia uma oração em favor de alguém que precisasse.

Elevamos a Deus Salvador nossa ação de graças por tê-la conhecido e vivido entre nós ao longo de todos estes anos, por seu testemunho de fidelidade, dedicação, paciência e amor à vida. Disse Jesus: “Existem muitas moradas na casa do Pai e onde eu estiver estejam vocês também”. (João 14, 2-3). Obrigada Ir. Petronilla e descanse em paz!

Outros conteúdos