Notícias

7º dia de falecimento da Ir. Olívia Maria Shimitz

             Ir. Olívia Maria Schmitz nasceu no dia 11 de Agosto de 1930 em Três Arroios – Erechim/RS. É a terceira dos treze filhos de Jacob Albino Schmitz e Cecília Schmitz. Tem 6 irmãos homens e 7 mulheres. Recebeu o Sacramento do Batismo no dia 15 de Agosto de 1930 em Três Arroios/RS e a Crisma no 26 de Novembro de 1932 e a Primeira Eucaristia em 29 de Outubro de 1939, em Três Arroios/RS.

           De família participativa na comunidade, do cultivo diário da oração do terço em família e da educação na fé que seus pais proporcionaram nasceu a vocação à vida religiosa. Deus encontrou nesta família terreno fértil na vivência dos valores cristãos e jovens de coração aberto e generoso para consagrar-se a Deus na vida religiosa. Sua mãe, uma mulher de fé inabalável e fiel testemunha do amor de Deus, orientava os filhos a viverem bem a vida espiritual. Por isso, a força da fé e a coragem de servir a Deus a orientava e a movia internamente a buscar a vida religiosa. Ir. Olivia ingressou na Congregação no dia 25 de Fevereiro de 1955 em Passo Fundo/RS, onde após a formação à Vida Consagrada Salvatoriana professou os primeiros votos no dia 02 de Fevereiro de 1958 e os votos perpétuos no dia 02 de Fevereiro de 1964, em Videira/SC.

Nas suas atividades apostólicas atuou nas comunidades Imaculada Conceição, em Videira/SC, Mãe do Bom Conselho, em Passo Fundo/RS, Colégio Nossa Senhora de Lourdes, em Porto Alegre/RS, Cristo Rei, em Joaçaba/SC, Colégio Mater Salvatoris, em Tangará/SC, na comunidade São José, em David Canabarro/RS, comunidade Água Viva, em Ciríaco/RS e ultimamente na comunidade Maria Teresa, em Videira/SC. Desenvolveu seu apostolado atendendo o internato e pensionato, serviço de costura, na pastoral dos enfermos, visitas as famílias levando palavras de conforto e a comunhão, na catequese com a preparação de adultos para receber os sacramentos. E dizia: “Sou feliz por ser salvatoriana e profunda admiração pelos fundadores”. Centrando sua vida e seu desejo no desejo de Deus, manteve sempre os olhos fixos em Jesus, seguindo suas pegadas na realização da vontade de do Pai.

           Em suas ações sempre demonstrou muita paciência, acolhida, cultivo da espiritualidade e silêncio para contemplar Deus presente em sua vida. Soube viver o carisma no cultivo da simplicidade, humildade e diálogo com as pessoas.

          Ao celebrar sua caminhada vocacional destacou: “A vocação à vida religiosa é um caminho de fé na presença de Jesus. Tudo é dádiva de Deus, vivendo na constante presença de Jesus. Creio que vivi intensamente o meu compromisso batismal através da consagração”. Ir. Olivia deixa um testemunho profundo de mulher de oração, de alegria, de atenção carinhosa para com todas as pessoas. Como devoções: Cultivou ao longo da vida amor a Jesus misericordioso, devoção a Maria, mãe do Salvador e Imaculada Conceição, também fervorosa devota a Santa Terezinha do Menino Jesus.

                                                                                                                                                          Em 21de dezembro de 2020, Deus a chamou para viver em sua morada eterna. Faleceu em decorrência da COVID 19, no Hospital Salvatoriano Divino Salvador, em Videira/SC e foi sepultada no cemitério Jardim da Saudade, em Videira/SC, no dia 21/12/2020. Ir. Olivia com 90 anos de idade e 62 de vida religiosa salvatoriana passa a repousar junto Daquele que foi a razão de sua vida e missão: O Divino Salvador.

Gratidão pela vida vivida e partilhada entre nós e por tantos ensinamentos à nossa vida salvatoriana. Pedimos para que Deus na sua misericórdia infinita a receba em sua glória e que interceda por seus familiares e por todas nós. Descanse em paz. “Minha alma engrandece o Senhor meu espírito exulta em Deus meu Salvador.” (Lc 1, 46-47)

Outros conteúdos