Notícias

7º dia de falecimento da Ir. Nilce Seganfredo (Paulete)

Celebramos hoje, 21 de setembro, o 7º dia de falecimento da Irmã Nilce Seganfredo (Paulete). Façamos memória da sua bela história de vida e missão através de sua biografia, em forma de gratidão e prece.

Biografia Ir. Nilce (Paulete) Seganfredo

Ir. Nilce Seganfredo (nome religioso Paulete) nasceu no dia 05 de agosto de 1930 em Nova Bassano/RS. Era a quinta dos quinze filhos de José Seganfredo e Elvira Ferrari Seganfredo, tinha 5 irmãos homens e 9 mulheres. Recebeu o sacramento do Batismo no dia 03 de outubro de 1930 em Nova Bassano/RS e a Crisma no 14 de maio de 1935 na mesma cidade. Fez sua primeira Eucaristia em 22 de abril de 1942 em Círiaco/RS.          

A semente da vocação à Vida Religiosa Consagrada foi cultivada em seu coração, terra boa e fértil, onde os valores cristãos vivenciados em família e na comunidade cristã ainda como criança. Em sua família sempre hospedavam sacerdotes e este compromisso da família rezar pelas vocações lhe inspirou e motivou a buscar a vida religiosa respondendo ao chamado que Deus lhe fez. Ir. Paulete destacava que Santa Terezinha do Menino Jesus foi um grande sinal sobre a escolha de sua opção de vida no seguimento a Jesus Salvador, devoção que cultivava com profundo carinho.

Ainda jovem ao conhecer as irmãs salvatorianas em Passo Fundo se sentiu atraída pelo jeito que elas viviam, expressavam simplicidade, eram abertas à comunicação, livres para agir com naturalidade isso lhe chamou a atenção e logo foi em busca para ingressar na congregação. Esse desejo a orientava e a movia internamente, centrando sua vida e seu desejo no desejo de Deus, manteve sempre os olhos fixos no Mestre Jesus para aprender Dele.

Ingressou na Congregação no dia 11 de fevereiro de 1956 em Videira/SC, onde após a formação à Vida Consagrada Salvatoriana professou os primeiros votos no dia 02 de fevereiro de 1959 e os votos perpétuos no dia 02 de fevereiro de 1965 em Videira/SC.             

Nas suas atividades apostólicas atuou nas comunidades Salvatorianas do Hospital São Luiz em Campo Alegre/SC, Hospital Nossa Senhora de Fátima em Coronel Freitas/SC, Hospital Dr. César Santos em Passo Fundo, na comunidade Solimar e por muitos anos no hospital Celso Ramos em Florianópolis/SC.

Ir. Paulete dedicou os anos de sua vida no serviço da enfermagem trabalhando com esmero, dedicação e profissionalismo. Missão na qual encontrou muitas oportunidades de crescimento na fé, de exercer o amor ao próximo levando-lhe saúde e paz de espírito para enfrentar os momentos difíceis da vida. Sua história de vida e caminhada de salvação é de luta que vem regada pela presença do Espírito Santo que lhe ensinava a pensar antes de agir.

Se percebia uma pessoa de paz, de oração, de exercício da caridade e prestativa. “É por meio da oração silenciosa e muita paz interior que deixo fluir minha vida, tendo sempre presente os fundadores, Maria, mãe de Jesus O Salvador, a Santíssima Trindade que alimenta minha fé, esperança e caridade”.

Ir. Paulete aos 92 anos de vida e 63 de Vida Consagrada Salvatoriana, recebeu o último chamado de Deus no dia 15 de setembro de 2022, em Florianópolis/SC em decorrência de pneumonia e cardiopatia Foi sepultada no cemitério Parque da Saudade em Lages/SC no dia 16 de setembro de 2022, após celebração de corpo presente.

Ir. Paulete vive agora o encontro mais puro e mais intenso face a face com Deus, nosso Salvador a quem serviu e tornou conhecido e amado.

Nossa gratidão:

  • Pelo seu testemunho de alegria em viver sua consagração;
  • Pela vida confiada ao Espírito Santo;
  • Pela sua simplicidade e amor no atendimento às pessoas doentes partilhando palavras de vida e esperança.

Que Deus Salvador a receba em sua glória e lhe dê o descanso eterno para contemplá-lo face a face juntamente com a comunidade Salvatoriana celestial. Agora, na morada eterna, junto à família Salvatoriana e família Seganfredo interceda a Deus por nós e pela humanidade que sofre. Descanse em paz!

Outros conteúdos