Notícias

7º dia de falecimento da Ir. Maria Baseggio

Celebramos hoje, 16 de outubro, o 7º dia de falecimento da Ir.  Maria Baseggio. Façamos memória da sua bela história de vida e missão através de sua biografia, em forma de gratidão e prece.

BIOGRAFIA DA IR. MARIA BASEGGIO

Ir. Maria Baseggio nasceu no dia 21 de agosto de 1928 em Tangará/SC. Era a segunda dos dez filhos de Adelina Reche e Albino Baseggio, tinha 2 irmãos homens e 7 mulheres. Recebeu o Sacramento do Batismo no dia 03 de setembro de 1928 em Rio Bonito/SC e a Crisma em Perdizes/SC. Fez sua Primeira Eucaristia em 19 de outubro de 1938 em Rio Bonito/SC.          

A vocação foi cultivada na família através da educação na fé de seus pais e com intensa participação na comunidade. Sempre foi atenta a dimensão religiosa, participando com a família essa vivencia cristã lhe ajudou a perceber que Deus a chamava e confiava uma missão. Esse desejo a orientava e a movia internamente e aos poucos ao conhecer as Irmãs Salvatorianas se sentiu impulsionada para também seguir Jesus na vida religiosa.

Ingressou na Congregação no dia 15 de janeiro de 1942 em Videira/SC, onde após a formação à Vida Consagrada Salvatoriana professou os primeiros votos no dia 06 de janeiro de 1947 e os votos perpétuos no dia 06 de janeiro de 1953.           

Nas suas atividades apostólicas atuou nas comunidades Colégio Mater Salvatoris em Tangará/SC, Seminário Salvatoriano em Jundiaí/SP, Educandário Divino Salvador em Jundiaí/SP, Mater Salvatoris em São Joaquim da Barra/SP, Asilo São Vicente, Hospital São Francisco em Americana/SP, Hospital São Luiz em Campo Alegre/SC, Santa Casa de Misericórdia em Ibitinga/SP, Hospital Santa Bárbara, Hospital Divino Salvador em Videira/SC, Escola de Enfermagem em Curitiba/PR, Hospital Santa Terezinha em Ciríaco/RS, Hospital Santo Antônio em Lebon Régis/SC, Comunidade de Formação em Florianópolis/SC, Comunidade São José em David Canabarro/RS, comunidade Mãe Peregrina em Blumenau/SC, Maria Teresa em Videira/SC.

Viveu uma vida de doação em benefício de tantas pessoas servindo na área da saúde no serviço de enfermagem com grande dedicação. Um serviço intensamente marcado pela bondade, ética, cuidado, delicadeza, atenção e amor incondicional. Na vida em comunidade se destacou pela oração, disponibilidade, ternura, humildade, doação, simplicidade e sempre pronta para ajudar com alegria. Buscava cultivar sua espiritualidade na fonte de Jesus Salvador presente na Eucaristia, permanecendo horas diante do Santíssimo Sacramento.

Assim como MARIA, a mãe de Jesus, nossa querida Ir. Maria Baseggio viveu intensamente o silêncio que gera vida. Sua devoção a ela era expressa na oração diária do terço. A exemplo de Maria viveu seu SIM de uma forma radical ao longo dos seus 74 anos de Consagração Religiosa Salvatoriana. Frase de Pe. Jordan que a sustentava: “Eis que me entrego a Ti e a Ti me consagro para sempre. Tu és meu Deus e meu Salvador.”

Ir. Maria Baseggio aos 93 anos de vida e 74 anos de Vida Consagrada Salvatoriana, em decorrência de pancreatite aguda e doença renal, recebeu o último chamado de Deus no dia 10 de outubro de 2021, em Videira/SC. Foi sepultada no cemitério Jardim da Saudade, no jazigo das Irmãs Salvatorianas, em Videira/SC no dia 11 de outubro de 2021, após celebração de corpo presente.

Obrigada, Ir. Maria, por sua vida entre nós! Por seu esforço, dedicação, testemunho missionário, aberta a universalidade da missão e perseverança no amor a Deus! A grande Luz que a conduziu a este mundo a reconduz para viver a plenitude da vida. Onde não há mais sede, não há mais busca, pois agora encontrou o tesouro, a Fonte inesgotável da Salvação e do Amor que tudo sacia e preenche. Descanse em paz.

Outros conteúdos