Notícias

7º dia de falecimento da Ir. Guilhermina Alves

Celebramos hoje, 31 de outubro, o 7º dia de falecimento da Ir. Guilhermina Alves. Façamos memória da sua bela história de vida e missão através de sua biografia, em forma de gratidão e prece.

BIOGRAFIA – IR. GUILHERMINA ALVES

Ir. Guilhermina Alves nasceu no dia 20 de Outubro de 1930, em Vila Ametista/RS. Era a segunda dos onze filhos de Luiz Pedro Alves e Clotilde Oro Alves. Tinha 6 irmãos homens e 4 mulheres. Recebeu o Sacramento do Batismo no dia 11 de Dezembro de 1930 em São Domingos /RS e a Crisma no 26 de Janeiro de 1933 na Capela de S. Judas Tadeu, em David Canabarro/RS.

Fez sua Primeira Eucaristia em 20 de Dezembro de 1943, em Passo Fundo/RS. Ingressou na Congregação no dia 19 de Março de 1953, em David Canabarro/RS, onde após uma formação à Vida Consagrada Salvatoriana, professou os primeiros votos no dia 02 de Fevereiro de 1956 e os Votos Perpétuos no dia 02 de Fevereiro de 1962.

Nas suas atividades apostólicas, atuou em diversas comunidades e Instituições. No Colégio Cristo Rei de Joaçaba/SC, Comunidade Salvatoriana de Florianópolis/SC; Com. Salvatoriana de Planalto/RS; Hospital Santa Terezinha de Joaçaba/SC; Hospital Divino Salvador de Videira/SC; Colégio Imaculada Conceição em Videira/SC; Colégio Nossa Senhora de Lourdes em Porto Alegre/RS; Hospital Santa Terezinha em Ciríaco/RS; Comunidade Água Viva, em Ciríaco/RS; Comunidade São José em David Canabarro/RS; Comunidade Santa Isabel  em Passo Fundo/RS e atualmente residia na Comunidade Mãe do Bom Conselho em  Passo Fundo/RS.    

Em todas as comunidades onde residiu sempre colaborou assumindo lideranças comunitárias de tesouraria, secretaria, animadora vocacional e coordenação das comunidades. Nas instituições, foi tesoureira, secretária, assistente administrativa, responsável por compras, acompanhamento aos colaboradores entre outras atividades. Tinha uma grande paixão pelo trabalho pastoral nas comunidades, especialmente pela catequese. Solidária com os mais necessitados, engajou-se no projeto Transformação em Artes preparando com amor e carinho o lanche para as crianças do projeto e também dedicava tempo às pessoas doentes levando a comunhão. Nutria uma grande devoção à Nossa Senhora da qual, afirma ter recebido muitas graças em sua vida. Também era muito devota do Espírito Santo.

Em sua autobiografia deixa registrada uma mensagem muito significativa: “Que cada uma de nós, seja um sinal da presença do Salvador no mundo atual. Precisamos ser testemunhas de fé e de vida. Vivemos num mundo carente de sinais e de testemunhos. E isso é indispensável. O que me sustenta em minha caminhada é a oração, o amor e o compromisso com Jesus Salvador. Quem não ama, não faz nenhuma experiência mística.”.

Ir. Guilhermina Alves aos 90 anos de idade e 64 de vida religiosa, no dia 25 de outubro de 2020, o Salvador a chamou definitivamente para estar face a face com Ele. Faleceu em decorrência de neoplasia maligna – cardiopatia hipertensiva. Foi sepultada no cemitério Memorial Vera Cruz, em Passo Fundo/RS. 

Obrigada Ir. Guilhermina!
* Pela vocação Salvatoriana vivida em fidelidade, doação e corresponsabilidade;
* Por todo o serviço prestado em favor da construção do Reino de Deus;
* Pelos longos anos dedicados à evangelização;
* Pela sua generosidade, simplicidade, seu silêncio, sua atitude humilde, sua vida de oração, sua fé profunda e sua confiança em Deus;
* Por todos os ensinamentos, palavras amigas e confortadoras distribuídas a tantas pessoas;
* Por sua alegria que encantava e alegrava a todos;
* Por tudo aquilo que o limite de nossos olhos e da nossa sensibilidade humana não veem, mas Deus, que é LUZ PLENA, saberá reconhecer e te recompensar.

Que o Divino Salvador a receba em sua glória e lhe dê a coroa da vitória que lhe está reservada. “Existem muitas moradas na casa de meu Pai. Se não fosse assim, eu lhes teria dito, porque vou preparar um lugar para vocês. E quando eu for e lhes tiver preparado um lugar, voltarei e levarei vocês comigo, para que onde eu estiver, estejam vocês também”. (João 14, 2-3).

Agora, participando do corpo místico celeste da Família Salvatoriana e das famílias Oro e Alves, interceda junto a Deus por nós. Descanse em paz!     

Outros conteúdos