Notícias

7º dia de falecimento da Ir. Gerilda Bilibio

Celebramos hoje, 29 de outubro, o 7º dia de falecimento da Irmã Gerilda Bilibio. Façamos memória da sua bela história de vida e missão através de sua biografia, em forma de gratidão e prece.

Biografia Ir. Gerilda Bilibio

Ir. Gerilda Bilibio nasceu no dia 22 de julho de 1930 em Vila Ametista, município de Passo Fundo/RS. Era a oitava dos doze filhos de João Bilibio e Magdalena Caron Bilibio. Tinha 7 irmãos homens e 4 mulheres. Recebeu o Sacramento do Batismo no dia 07 de outubro de 1930 e sacramento de crisma em 1932, ambos em Passo Fundo/RS.

Fez sua Primeira Eucaristia no dia 10 de novembro de 1940 em Ciríaco/RS. “O Senhor é meu Pastor, nada me faltará”. Sua família profundamente católica, cultivava a devoção da oração do terço, acompanhava as capelinhas nas famílias. Desde cedo aprendeu com seus pais a rezar e participar da comunidade e assim crescendo na fé, foi aos poucos sentindo o chamado de Deus para a vocação à vida religiosa.

Ingressou na congregação no dia 08 de dezembro de 1950 em David Canabarro/RS, onde após a formação à Vida Consagrada Salvatoriana professou os primeiros votos no dia 02 de fevereiro de 1954 e, aprofundando-se na experiência do seguimento a Jesus, fez sua Profissão Definitiva no dia 02 de fevereiro de 1960, em Videira/SC. Ir. Gerilda expressava que encontrou na oração, sempre com Jesus e Maria a força e a inspiração para sua vocação e missão.

Nas suas atividades apostólicas atuou nas comunidades Divino Salvador, em Videira/SC, Divina Providência, em Caibi/SC, comunidade Santa Inês, em Água Santa/RS, comunidade Imaculada Conceição, em Videira/SC, comunidade Salvatoriana, em Campo Alegre/SC, comunidade Mãe do Bom Conselho, em Passo Fundo/RS, na Irmandade Nossa Senhora das Graças, em Lages/SC, Creche Conde Modesto Leal, em Joinville/SC, comunidade Santa Clara, em Várzea do Poço/BA, Comunidade Emaús, em Oliveira dos Brejinhos/BA, comunidade Água Viva, em Ciríaco/RS, Comunidade Nossa Senhora Aparecida, em Baixa Grande/BA, comunidade Maria do Caminho, em Lages/SC, comunidade Mãe de Deus, em São Lourenço do Oeste/SC, comunidade Cristo Salvador, em Porto Alegre/RS, comunidade Mãe Peregrina, em Blumenau/SC, comunidade Horizonte, em Passo Fundo/RS e comunidade Santa Isabel, em Passo Fundo/RS.

Ir. Gerilda viveu a missão Salvatoriana, doando sua vida aos mais necessitados em diversos serviços, partilhando dos seus dons que se expressavam em gestos de bondade e compaixão para com as pessoas. Algo em que se dedicou com carinho era a visita às famílias e enfermos, levando a eucaristia, palavras de conforto e consolo aos que mais sofriam. Também participava e colaborava em grupos de família com novenas e a oração do terço.

Nas comunidades onde morou, Ir. Gerilda, num espírito de serviço e doação foi sempre uma presença amiga e irmã. Com sua alegria, simplicidade e bem querer cultivava amizades com quem se relacionava. Acompanhava a caminhada da Província e da Congregação agradecendo a Deus por tudo. Na sua sabedoria e simplicidade, em oração dizia “Ponho minha alma entre tuas mãos Senhor. Entrego-me a Ti meu Deus com todo o ardor do meu coração porque te amo e és para mim uma necessidade de te amar e de entregar-me em tuas mãos, sem medida e com infinita confiança, porque tu és o meu Pai. Amém!” Que profunda oração de entrega!

Sua espiritualidade era regada pela devoção especial aos fundadores, os Bem-aventurados Francisco Jordan e Maria dos Apóstolos, a São José e Nossa Senhora Aparecida a quem confiou sua vida e missão.

Ir. Gerilda Bilibio aos 92 anos de vida e 68 anos de Vida Consagrada Salvatoriana, o Divino Salvador a chamou e a acolheu em seus braços na morada eterna, no dia 23 de outubro de 2022 em Passo Fundo/RS. Faleceu vítima de parada cardiorrespiratória e foi sepultada no Cemitério Memorial Vera Cruz em Passo Fundo/RS.

Muito obrigada Ir. Gerilda por sua presença entre nós! Através de sua vida em missão Deus Salvador se tornou mais conhecido e amado. Agora, face a face com Ele, nesta luz que tudo alcança, viva a felicidade plena e eterna. Intercede pela família Salvatoriana e por toda a humanidade que sofre. Descanse em paz! “Todo aquele que está em Cristo é uma nova criatura”. (2 Cor 5,17)

Outros conteúdos