Notícias

7º dia de falecimento da Ir. Edovina Inez Comparsi

Celebramos hoje, 14 de julho, o 7º dia de falecimento da Irmã Edovina Inez Comparsi. Façamos memória da sua bela história de vida e missão através de sua biografia, em forma de gratidão e prece.

BIOGRAFIA IRMÃ EDOVINA INEZ COMPARSI 

Ir. Edovina Inez Comparsi nasceu no dia 24 de fevereiro de 1933 em Garibaldi/RS. Era a quinta dos sete filhos de Henrique Comparsi e Angélica Deitos Comparsi. Tinha 2 irmãos homens e 4 mulheres. Recebeu o sacramento do Batismo no dia 26 de fevereiro de 1933 e a Crisma no 19 de dezembro de 1938 em Garibaldi/RS. Fez sua primeira Eucaristia em 30 de outubro de 1941 também em Garibaldi/RS.          

A semente da vocação à Vida Religiosa foi cultivada em seu coração pela participação na comunidade cristã, participando como filha de Maria rezava aos sábados o ofício das filhas de Maria, integrava a Juventude Católica (JUC) como uma das lideranças. Neste engajamento na comunidade cristã Deus foi chamando e a resposta foi sendo dada aos poucos assim que ia vencendo os medos, as resistências, porque Deus chama e sempre acompanha. Um versículo bíblico que a iluminou para decidir a ingressar na vida religiosa foi: Eu Sou o caminho, a verdade e a vida, disse Jesus. Buscou meditar o sentido desta frase e corajosamente se abriu a graça de Deus para assumir a vida consagrada salvatoriana.  

Ingressou na Congregação no dia 31 de janeiro de 1960 em Videira/SC, onde após a formação à Vida Consagrada Salvatoriana professou os primeiros votos no dia 02 de fevereiro de 1964 e os votos perpétuos no dia 02 de fevereiro de 1969.           

Nas suas atividades apostólicas atuou nas comunidades Stellamaris em Florianópolis/SC, Comunidade Santa Isabel em Passo Fundo/RS, Imaculada Conceição em Videira/SC, Aliança em Joinville/SC, no Colégio Nossa Senhora de Fátima em Florianópolis/SC, comunidade e Centro Educacional Conde Modesto Leal em Joinville/SC, Escola Básica Governador Jorge Lacerda em Videira/SC, Colégio Mater Salvatoris em Tangará/SC, Colégio Cristo Rei em Joaçaba/SC, Colégio Bom Conselho em Passo Fundo/RS, comunidade Nossa Senhora de Lourdes em Porto Alegre/RS e ultimamente na comunidade Santa Isabel em Passo Fundo/RS.

Ao longo da caminhada foi percebendo que o seguimento a Jesus Salvador lhe trazia muitas alegrias e se sentia realizada. Alimentava esperança na vida religiosa motivando a muitos para a oração fervorosa pelas vocações e o lançar a semente da palavra de Deus para despertar novas vocações, bem como exerceu a caridade para com os mais necessitados.

Em sua trajetória atuou grande parte na área da educação no serviço de orientação educacional, também colocou-se a serviço na formação inicial auxiliando as formadoras no acompanhamento às jovens formandas, bem como outros serviços de liderança na comunidade. Cultivava profunda gratidão aos fundadores pela vida, doação a igreja, testemunho de fé coragem que eles tiveram de fundar esta obra de amor que é a família salvatoriana. Na celebração de seu jubileu de vida religiosa com alegria e gratidão assim se expressou: Conhecer e amar Jesus Cristo Salvador, é o caminho que devemos trilhar.

Tinha especial devoção à Nossa Senhora do Carmo, devoção cultivada na família onde rezava a oração do terço diariamente. Ir. Edovina era participante de coral e com a beleza e doçura de sua voz ajudava a rezar e cantar as belezas da vida e com seu sorriso largo cativava o carinho e amizade das pessoas.

Ir. Edovina Inez Comparsi aos 89 anos de vida e 58 anos consagrados à Vida Religiosa Salvatoriana no dia 08 de julho de 2022, partiu para a casa de Deus Pai, no encontro definitivo com o Criador e Salvador do mundo. Foi sepultada no dia 08 de julho de 2022 no Cemitério Memorial da Paz em Passo Fundo/RS. Nossa gratidão por sua vida partilhada alegremente conosco.

Que o Divino Salvador a receba em sua glória e lhe dê a coroa da vitória que lhe está reservada. “Existem muitas moradas na casa de meu Pai. Se não fosse assim, eu lhes teria dito, porque vou preparar um lugar para vocês. E quando eu for e lhes tiver preparado um lugar, voltarei e levarei vocês comigo, para que onde eu estiver, estejam vocês também”. (João 14, 2-3).

Agora, participando do corpo místico celeste da Família Salvatoriana e das famílias Comparsi e Deitos, interceda junto a Deus por nós e pela humanidade. Descanse em paz.

Outros conteúdos