Notícias

7º dia de falecimento da Ir. Amábile

Ao fazermos memória do 7º dia de falecimento da Ir. Amábile Maria Decol, recordemos através de sua biografia, a sua vida dedicada a Deus e aos irmãs:

Ir. Amábile Maria Decol, nasceu no dia 07 de julho de 1932 em São Domingos do Sul/RS. Era a Quarta dos cinco filhos de Giovana Poletto Decol e Antônio Decol. Recebeu o sacramento do Batismo no dia 15 de agosto de 1932, a Crisma no dia 18 de novembro de 1933 e a Primeira Eucaristia em 11 de outubro de 1941, todos em São Domingos do Sul/RS.

Ir. Amábile era de família que cultivava a fé, consagrada filha de Maria, rezava o terço em família e tinha uma grande devoção ao santíssimo sacramento. Contava que o pai lhe ensinava as orações e o catecismo em casa e que todo Domingo antes de irem brincar com os amigos o pai chamava os filhos para rezar e só depois podiam brincar.

A semente da vocação à Vida Religiosa Consagrada foi cultivada em seu coração, terra boa e fértil, adubada pelos valores cristãos vivenciados em família e na comunidade cristã. Desde muito cedo ela expressava «Devo rezar bastante para que um dia eu seja uma santa esposa de Cristo». Centrando seu coração em Jesus Cristo, decidiu seguir seus passos na vida salvatoriana e ingressou na Congregação no dia 15 de fevereiro de 1955 em Videira/SC, onde após a formação à Vida Consagrada Salvatoriana professou os primeiros votos no dia 02 de fevereiro de 1958 e os votos perpétuos no dia 02 de fevereiro de 1964.

Dentre suas atividades apostólicas, atuou em diversos serviços, em especial no serviço de cozinha, nas comunidades Belém, em Clevelândia/PR; Nossa Senhora das Graças, em Lages/SC; Comunidade Salvatoriana de Ciríaco/RS; Comunidade Santa Inês, de Água Santa/RS; Comunidade Imaculada Conceição, em Videira/SC, Comunidade Mãe do Bom Conselho, em Passo Fundo/RS; Comunidade Mãe do Divino Salvador, em Iraí/RS; Comunidade Mater Salvatoris, em Tangará/SC; Comunidade de Formação, em Videira/SC; Comunidade Divina Providência, em Caibi/SC; Comunidade de Formação, em Florianópolis/SC; Comunidade Santa Isabel e Jesus Libertador, em Passo Fundo/RS; Comunidade São José, em David Canabarro/RS e nestes últimos anos na Comunidade Rainha da Paz em Florianópolis/SC.

Ao contar um pouco da sua missão durante esses anos de Vida Consagrada Salvatoriana, ela destacou que gostava de cuidar das crianças, trabalhar no serviço de cozinha, preparando alimentos, pois lhe agradava cozinhar. Quem sabe algumas de nós saboreamos os pratos deliciosos que ela fazia. Gostava de visitar as pessoas, e com maior frequência às pessoas enfermas, levando a comunhão. Com simplicidade e fé levava o Cristo, exercendo o ministério da consolação e da esperança. A frase bíblica que lhe era força motivadora e consoladora: «O Senhor é minha luz e salvação, a quem temerei? O Senhor é o protetor de minha vida, de quem terei medo?»(Sl 27,1). Só quem confia no Deus Salvador experiencia a alegria, a bondade e a misericórdia e não tem medo, porque Ele é luz e salvação.

Ir. Amábile Decol, aos 86 anos de vida e 61 anos de Vida Consagrada Salvatoriana, recebeu o último chamado de Deus para o encontro definitivo com Ele no dia 19 de maio de 2019, consequência de câncer do tecido conjuntivo e foi sepultada no cemitério municipal de Campo Alegre/SC. Pela vida que viveu, ela nos deixa um testemunho de vida eterna, a exemplo de Pe. Jordan e da Bem-Aventurada Maria dos Apóstolos.

Nós, suas irmãs salvatorianas, somos gratas pelo testemunho de fé, dedicação, amor, fidelidade a Jesus Cristo. Desfrute agora algremente, face a face as maravilhas de Deus Salvador. Interceda pela missão salvatoriana e pelas vocações. Vai em paz!

Outros conteúdos