Notícias

7º dia da Irmã Oneida Donatti

BIOGRAFIA DA IRMÃ ONEIDA DONATTI

Ir. Oneida Donatti nasceu no dia 20 de Outubro de 1932 em Santa Clara, município de Joaçaba/SC. Ela era a quarta dos oito filhos de Emílio Donatti e Amélia Lago Donatti. Oneida perdeu sua mãe aos 6 anos de idade e aos poucos foi assumindo os cuidados dos irmãs e da casa. Com fé e coragem dava conta desta grande responsabilidade de ajudar a educar e aconselhar sempre para o bem os seus irmãs e irmãs.

Oneida recebeu o Sacramento do Batismo no dia 12 de Janeiro de 1933 em Joaçaba/SC e a Crisma no 20 de Fevereiro de 1935 em Joaçaba/SC. Fez sua Primeira Eucaristia em 18 de Maio de 1943 em Joaçaba/SC.

Seu chamado a vida religiosa veio do apoio e interesse de sua madrasta Humberta Barbieri que indicou o caminho e lhe ajudou bastante. Ao comentar sobre seu chamado assim se expressou: Eu sentia uma força muito grande na oração e confiança em Deus. A exemplo de nosso fundadores a confiança em Deus a sustentava em todos os momentos.
Ingressou na Congregação no dia 19 de Janeiro de 1954 em Joaçaba-SC, onde após a formação à Vida Consagrada Salvatoriana professou os primeiros votos no dia 02 de Fevereiro de 1957 e os votos perpétuos no dia 02 de Fevereiro de 1963 em Videira/SC.             

Nas suas atividades apostólicas dedicou-se a cozinha aprendeu e ensinou a muitas com seus dons nas diversas comunidades em que esteve: comunidade Divino Salvador – Videira/SC, Nossa Senhora das Graças – Lages/SC, Comunidade Salvatoriana – Clevelândia/PR, Comunidade Salvatoriana em Planalto/RS, Mãe do Bom Conselho – Passo Fundo/RS, Seminário Palotino – Curitiba/PR, Seminário Salvatoriano – Videira/SC, Comunidade Salvatoriana – Coronel Freitas/SC, Divino Salvador – Videira/SC, Comunidade Aliança – Joinville/SC, Patronato Santo Antônio em São José dos Pinhais/PR, Sede Provincial – Lages/SC, Comunidade Salvatoriana – Clevelândia/PR, Comunidade Santa Inês em Água Santa/RS, Divina Providência em Caibi/SC, Comunidade Menino Deus – Ciríaco/RS, Mater Salvatoris – Tangará/SC, Cristo Rei – Joaçaba/SC, Rainha da Paz – Florianópolis/SC, Maria de Nazaré e Betânia Maria dos Apóstolos – Campo Alegre/SC, Horizonte – Passo Fundo/RS e Santa Isabel em Passo Fundo/RS.

A ideia-força que a sustentava em sua caminhada como religiosa, era: Se Deus é por nós quem será contra nós. Em suas orações dizia: Eu estou aqui, acredito e confio em vós Senhor.

E sobre a vida religiosa salvatoriana ela deixou uma mensagem: Ser salvatoriana é ser luz e brilho. Por onde eu andar que eu possa iluminar os caminhos dos que estão nas trevas, que não conhecem a luz que é Jesus. O bem que se faz ninguém rouba porque é Deus que dá a graça a você. De graça recebestes de graça dai.

Ir. Oneida Donatti, aos 86 anos de vida e 62 de Vida Consagrada Salvatoriana, devido a uma parada cardiorrespiratória, recebe o último chamado de Deus no dia 07 de março de 2019 em Passo Fundo/RS.

Obrigada Ir. Oneida pela sua vida feita serviço para o Reino de Deus. Na humildade, pedimos que interceda junto a Trindade Santa por todas as irmãs e formandas, pela nossa província e congregação. Contemple agora face a face Deus Salvador.

Outros conteúdos