Notícias

7º dia da Ir. Lidia Rosa Turco

Celebramos hoje, 27 de outubro, o 7º dia de falecimento da Ir. Lidia Rosa Turco. Façamos memória da sua bela história de vida e missão através de sua biografia, em forma de gratidão e prece.


BIOGRAFIA IR. LIDIA ROSA TURCO  


Ir. Lidia Rosa Turco nasceu no dia 10 de Outubro de 1945 em Anta Gorda/SC. 
Era a sétima dos quatorze filhos de Silvio Agostinho Turco e Angela Comerlatto Turco. Tinha 8 irmãos homens e 5 mulheres. Recebeu o Sacramento do Batismo no dia 28 de Outubro de 1945 em Anta Gorda/SC e o sacramento do Crisma no dia 20 de Junho de 1948 em Videira/SC. Fez sua Primeira Eucaristia em 10 de Junho de 1955 em Guarapuava/PR.

Com o desejo de tornar-se religiosa foi cultivando a semente da vocação em seu coração através dos valores vivenciados na família e na comunidade cristã. Entrou Congregação das Irmãs do Divino Salvador no dia 16 de Maio de 1964 em Pinheiro Machado/RS, onde após a formação à Vida Consagrada Salvatoriana professou os primeiros votos no dia 02 de fevereiro de 1969 e os votos perpétuos no dia 02 de fevereiro de 1976. 

Nas suas atividades apostólicas atuou em diversos lugares: no Hospital Celso Ramos em Florianópolis/SC, Hospital Dr. César Santos em Passo Fundo/RS, Hospital São Luiz em Campo Alegre/SC, na comunidade Divina Providência em Caibi/SC, comunidade Salvatoriana em Imaruí/SC, comunidade Santa Clara em Várzea do Poço/BA, Hospital Nossa Senhora de Fátima em Coronel Freitas/SC, Patronato Santo Antônio em São José dos Pinhais/PR, comunidade Mãe do Rosário em Gentio do Ouro/BA, comunidade Emaús em Oliveira dos Brejinhos/BA, comunidade Padre Jordan em São José dos Pinhais/PR, Comunidade Salvatoriana em Pirabeiraba/SC, comunidade Agar em Morpará/BA, comunidade Axé em Feira de Santana/BA, comunidade Maria Teresa em Videira/SC, comunidade Betânia Maria dos Apóstolos em Campo Alegre/SC, comunidade Jesus Libertador em Passo Fundo/RS, comunidade Maria Teresa em Videira/SC e ultimamente na comunidade Imaculada Conceição em Videira/SC.

Ao longo da caminhada na vida religiosa sempre cultivou o desejo de fazer a vontade de Deus. Como salvatoriana buscou crescer no seguimento a Jesus o Salvador vivendo o carisma a nós confiado.Esse desejo de seguir Jesus a orientava e a movia internamente. Ir. Lídia era uma pessoa simples, que sabia viver com o necessário. Possuía o dom da música e gostava muito de cantar, assim, rezava cantando fazendo da sua vida uma canção de amor. Em certa ocasião Ir. Lídia assim se expressou: Na obediência, sou peregrina em constante busca da vontade de Deus. Na pobreza, a grande riqueza é a alegria de viver para os irmãs e irmãs.

Soube despojar-se de si própria para ajudar os outros, colocando-se a serviço na disponibilidade e solicitude. Visitavas as famílias, os idosos e doentes levando uma palavra de consolo e esperança. Foi muito atuante na Pastoral da Criança em Videira/SC, deixando marcas de doação, serviço aos pequenos e amor a esta causa. Cultiva devoção a Maria, mãe do Salvador pela oração do terço e meditação do Magnificat. Buscava a eucaristia como alimento de sua fé participando diariamente da missas. Tinha um bom gosto pela leitura, especialmente de livros da literatura bíblica, portanto cuidou da sua formação bíblica. Glorificamos a Deus Salvador pelo testemunho de vida que ela nos deixou: pessoa de oração, de fé, simples e humilde.

Ir. Lidia Turco, aos 74 anos de vida e 50 anos de Vida Consagrada Salvatoriana, recebeu o último chamado de Deus para o encontro definitivo com Ele no dia 21 de outubro de 2019, em virtude de complicações posteriores à cirurgia cardiovascular realizada em Passo Fundo/RS. Seu corpo foi velado no Memorial São Judas Tadeu e o sepultamento no Cemitério Jardim da Saudade em Videira/SC.

 Obrigada, Ir. Lidia, por sua vida entre nós. Descanse em paz! Interceda junto a Deus pela Família Salvatoriana!

Outros conteúdos