Notícias

7º dia da Ir. Ana Julci Schratzenstaller

Celebramos hoje, 01 de outubro, o 7º dia de falecimento da Ir. Ana Julci Schratzenstaller. Façamos memória da sua bela história de vida e missão através de sua biografia, em forma de gratidão e prece.

BIOGRAFIA DA IR. ANA JULCI SCHRATZENSTALLER

Tudo posso Naquele que me fortalece. (Fil 4,13)

Ir. Ana Julci Schratzenstaller nasceu no dia 29 de Outubro de 1940 em Almirante Tamandaré/RS. Era a quarta dos oito filhos de José Schratzenstaller e Maria Catarina Schratzenstaller. Tinha 3 irmãos homens e 4 mulheres. Recebeu o Sacramento do Batismo no dia 04 de novembro de 1940, o Crisma no dia 02 de março de 1945 e a Primeira Eucaristia em 01 de outubro de 1950, ambos em AlmiranteTamandaré/RS. 

Com o desejo de tornar-se religiosa ingressou na Congregação das Irmãs do Divino Salvador no dia 31 de Dezembro de 1961 em Passo Fundo/RS, onde após a formação à Vida Consagrada Salvatoriana, professou os primeiros votos no dia 02 de fevereiro de 1966 e os votos perpétuos no dia 02 de fevereiro de 1971. 

Em suas atividades apostólicas atuou nas comunidades Imaculada Conceição Videira/SC, Orfanato Nossa Senhora das Graças em Lages/SC, Creche Conde Modesto Leal em Joinville, Colégio Bom Conselho em Passo Fundo/RS, Colégio Nossa Senhora de Fátima de Florianópolis/SC, na paróquia Nossa Senhora Aparecida em Baixa Grande/BA, na comunidade Renascer em Lages-SC, no Centro Educacional Pe. Jordan, hoje, colégio Pe. Jordan em Florianópolis/SC e nestes últimos tempos, estava em tratamento de quimioterapia devido um câncer, residindo na comunidade Rainha da Paz, em Florianópolis/SC. Neste dia 25 de setembro de 2019 veio a falecer, vítima de neoplasia maligna do estomago, no hospital do CEPON, em Florianópolis/SC.

Quando atuou na pastoral da criança gostava de fazer as multimisturas e ver as crianças alegres e crescerem com saúde. Foi uma presença marcante de escuta no projeto da Rede Um Grito pela Vida em Florianópolis, participando semanalmente junto ao Grupo de Apoio aos Familiares de Pessoas Desaparecidas (GAFAD).

Em toda a sua Vida Religiosa prestou diversos serviços nas comunidades onde morou. Ir. Ana Julci sempre muito dedicada, delicada, organizada e buscava a perfeição em tudo o que fazia. Desenvolveu por muito anos o serviço de secretária em nossos colégios salvatorianos, sempre com esmero e qualidade. Persistente em buscar novas aprendizagens. De convivência agradável, pronta e disponível para ajudar no que fosse necessário, tanto na comunidade religiosa, quanto às pessoas de fora. Acolhedora e amiga de todos. Vivia a solicitude, antecipando-se em atenção, ia ao encontro das pessoas e, seu testemunho responde ao que Paulo escreve aos romanos: “Não fiquem devendo nada a ninguém, a não ser o amor mútuo” (Rm 13,8). Uma mulher forte no sofrimento e solidária com a dor do/a outro/a.

Cultivava e cuidava das flores e plantas com muito carinho, tinha especial atenção às gérberas.  Primava pelo cuidado da criação e de todas as criaturas, percebendo todas nos seus mínimos detalhes. Tinha um gosto especial pela música e o canto. Sempre fazia parte das equipes de liturgia e canto na igreja em diversos lugares onde morou. Tinha dons artísticos para trabalhos manuais: bordado e crochê, mas sua especialidade era no bordado vagonite.

Ir. Ana Julci tinha uma grande confiança em Deus e se fortalecia na oração, na qual encontrava força e paciência, particularmente em sua doença. Em todo o período de sua enfermidade, Ir. Ana Julci demonstrou um grande amor pela vida e um forte desejo de viver, o que a ajudou a enfrentar sua enfermidade com fé e esperança. Ela muitas vezes expressou este versículo bíblico como força na caminhada: “Tudo o que pedires com fé, vós o recebereis.” (Mt 21, 22). Nutria sempre uma grande devoção à Maria, sob o título de Senhora de Fátima.

Ir. Ana Julci Schratzenstaller, aos 78 anos de vida e 53 anos de Vida Consagrada Salvatoriana, repousa junto à Trindade Santa que a acolhe face a face na morada eterna. Foi sepultada no dia 26 de setembro de 2019 no cemitério Memorial da Paz em Passo Fundo/RS. Damos glórias a Deus Salvador pelo testemunho de vida que ela nos deixou: compromisso e amor pela vida religiosa salvatoriana, pessoa de oração e de muita fé, simples e humilde.

Obrigada, Ir. Ana Julci, por sua vida entre nós. Descanse em paz! Interceda junto a Deus pela Família Salvatoriana!

Outros conteúdos