Notícias

3º Dia do XXIV Capítulo Provincial

No processo em que estamos envolvidas de escuta, oração, reflexão, partilhas, provocações, desafios, luzes e esperanças; iniciamos o 3º dia de nossa caminhada capitular com a Celebração Eucarística presidida pelo Pe. Álvaro Macagnan (SDS), tendo como temática o profetismo na pessoa do Santo Oscar Romero.

Em seguida, nos dirigimos a Sala Capitular, onde Ir. Dulcelene Ceccato orientou o momento de tomada de conhecimento do 1º esboço do Documento Final do XXIV Capítulo Provincial, utilizando dinâmicas de leitura silenciosa, retomada da Declaração do Capítulo Geral e os Desafios presentes no Relatório da Equipe de Coordenação Provincial. Foi oportunizada a partilha em pequenos grupos para que pudessem elencar se necessário alguma mudança substancial ou um acréscimo muito importante e, o resultado foi partilhado na grande Assembleia.

Logo após, Rodinei Balbinot deu seu feedback a respeito do Documento Capitular à luz do texto de Lc 1, 26-38, onde ele enfoca o Documento como algo a ser feito e que deve ser transformado, pois tudo o que vai contra o Evangelho deve ser mudado. Deus se faz presente no tempo, uma vez que a Anunciação do Anjo a Maria se deu no tempo próprio, pois Deus tem a sua preferência. A Igreja hoje também tem a sua preferência através das palavras do Papa Francisco que nos diz querer uma Igreja pobre para os pobres. Deus continua se revelando na história e a nós hoje como Província Salvatoriana a termos um olhar horizontal frente aos clamores da realidade. Por fim, o assumir do Documento precisa ser verdadeiro, ser profético: anúncio, denúncia e testemunho. Como Maria dizemos – Faça-se em mim, e atendendo o mandato de Jesus Salvador – Vá e Faça o mesmo!

Na sequência, Ir. Inês Boesing apresentou a Assembleia Capitular a Diretoria e Conselho Fiscal da Associação das Irmãs do Divino Salvador (ASIDS) e a Ir. Leonila Gubert apresentou a Diretoria e Conselho Fiscal do Instituto e Assistência Social (IEAS). E a Ir. Lisete Bugant apresentou as mudanças no Estatuto Provincial, do qual foi aprovado por todas as Irmãs.

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas no palco

Iniciamos a tarde com um momento orante recebendo a visita da Relíquia da Bem-aventurada Maria dos Apóstolos. Em seguida, Ir. Dulcelene Ceccato juntamente com as redatoras apresentaram o Documento Final do XXIV Capítulo Provincial. A assembleia participou com suas sugestões nas diferentes Dimensões do Documento Capitular. Que logo após foi aprovado por todas as capitulares.

Nesta tarde, Pe. Álvaro Macagnan e Ir. Eny Xavier se despediram voltando para suas respectivas províncias, agradecemos a presença salvatoriana de cada um em nosso Capítulo.

Tivemos também a oportunidade de assistirmos o vídeo do XXI Capítulo Geral, que destacou os principais momentos vivenciados neste evento.

Encerramos os trabalhos desta tarde com um momento profundo de oração, em que foi proclamada as palavras proféticas de Padre Jordan, o Testamento de Jesus e a comunhão com as realidades gritantes, pois o nosso compromisso é com o cuidado e a promoção da vida.

As Irmãs Inês Boesing e Sandra Regina Alves de Souza fizeram o envio da Relíquia da Bem-aventurada Maria dos Apóstolos para as Comunidades Salvatorianas de Moçambique. Receberam com muita alegria a Relíquia as Irmãs presentes: Maria Irena Fritzen, Victoria Tito e Idiavina da Fátima Baessa.

No fim do dia, foi realizado um momento de confraternização e recreação com todas as capitulares e convidados, sendo este dinamizado pelo Regional do Rio Grande do Sul.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas, mesa e área interna

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sentadas e área interna

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado, mesa e área interna

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas

A imagem pode conter: 1 pessoa

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas, mesa e área interna

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e área interna

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas, multidão e área interna

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas, mesa e área interna

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé, pessoas sentadas e área interna

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e área interna

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas em pé

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, sapatos e área interna

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e área interna

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, pessoas dançando, sapatos e área interna

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé e área interna

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e área interna

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas em pé

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé e área interna

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

 

Confira os registros deste dia:

https://goo.gl/7H6AQv

https://goo.gl/qfqbWy

 

Outros conteúdos