Notícias

18º Congresso Eucarístico Nacional: Testemunho público de fé e de vida eclesial

O 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN), aconteceu na Grande Recife, entre os dias 11 e 15 de novembro. O Tema do congresso “Pão em todas as mesas” será uma excelente ocasião para a promoção de uma verdadeira catequese sobre a eucaristia e de vivência deste grande mistério de fé nas comunidades.

Um Congresso Eucarístico quer ser a convergência de todas as pessoas que professam a fé católica na realidade da Santíssima Eucaristia, e que desejam dar um testemunho público de sua fé na presença real do Senhor Jesus, animando, consolando e convertendo os fiéis.

Realizado geralmente a cada quatro anos, o congresso de Recife, que tem como figura de destaque o legado pontifício na pessoa do bispo emérito de Leiria-Fátima, diocese portuguesa, cardeal dom António Augusto dos Santos Marto, deve receber mais de 13 mil pessoas de diversas partes do país. Mais de 200 bispos e mil padres estão inscritos no evento, que é um dos mais importantes para a Igreja Católica no Brasil.

O congresso tem a tradição de deixar um legado em todas as cidades por que passa. Neste ano, a herança para o Recife será a “Casa do Pão”, um espaço de apoio para a população mais necessitada.

Missa Solene abre o 18º Congresso Eucarístico Nacional, em Olinda (PE)

A celebração da Santa Missa abriu, na noite desta sexta-feira (11), o 18º Congresso Eucarístico Nacional, na área externa do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda (PE). Em torno do altar, cerca de 10 mil pessoas participaram da liturgia presidida pelo bispo emérito de Leiria-Fátima, em Portugal, e enviado especial do Papa Francisco, o cardeal Dom António Marto.

Entre os concelebrantes, o núncio apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro; o arcebispo de São Paulo, cardeal Dom Odilo Pedro Scherer; o presidente da CNBB NE2, Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa; o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, e seu auxiliar, Dom Limacedo Antônio da Silva.

Quase 180 bispos estiveram presentes, assim como mais de mil sacerdotes, além de seminaristas, diáconos e religiosos. A solenidade foi transmitida para todo o Brasil por uma cadeia de TVs e rádios de inspiração católica, e para o mundo por meio de canais do YouTube, estendendo a grande mesa eucarística aos cinco continentes.

O cardeal destacou que o tema do 18º CEN interpela a todos, sobretudo, uma “humanidade provada no trauma de uma pandemia, dilacerada pelo drama de uma terceira guerra mundial em episódios de efeitos globais de migração forçada”. Dom Marto ainda destacou que o Congresso chama atenção para o agravamento da pobreza e das desigualdades sociais.

“Saboreamos essa Eucaristia com fervor, alegria e gratidão para que o dom que nos é oferecido no sacramento possa ser verdadeiramente colhido na nossa vida e possa dar frutos abundantes de graça e de esperança a este mundo e a este tempo difíceis”, declarou o cardeal.

Dom Helder Camara

Ao chamar a atenção para a partilha do pão como extensão da comunhão com o Cristo na mesa eucarística, Dom Marto lembrou o Servo de Deus e arcebispo de Olinda e Recife entre 1964 e 1985, Dom Helder Camara. “Quando São João Paulo II esteve aqui no recife chamou ‘Dom Helder irmão dos pobres meu irmão’. Eles poderiam dizer as palavras de Madre Teresa de Calcutá: ‘na missa nós temos Jesus presente sob a aparência do pão, enquanto nas favelas vemos e tocamos Cristo nos corpos mutilados e nas crianças’”, declarou.

Dom Helder foi homenageado mais cedo. Na Igreja Catedral Santíssimo Salvador do Mundo, Sé de Olinda, os bispos  se reuniram para rezar a Liturgia das Horas e foram surpreendidos por dom Fernando Saburido, que presenteou os irmãos no episcopado com uma réplica da cruz peitoral usada pelo Dom da Paz. “Uma figura emblemática para todo episcopado brasileiro e aqui ele foi lembrado mais uma vez”, comemorou o bispo da Diocese de Ponta de Pedras (PA), Dom Teodoro Mendes Tavares.

Dom Saburido reforçou o quanto Dom Helder é amado, sobretudo, no Recife e que para os pernambucanos “ele não morreu”. “De modo que esse Congresso está levando muito em foco a sua pessoa”, afirmou o arcebispo.

Os bispos e arcebispos encerraram a tarde de oração e confraternização fazendo uma visita ao Seminário de Olinda, um dos mais antigos do Brasil e que foi revitalizado recentemente.

Segundo dia do CEN tem estreia do Simpósio Teológico, Momento Mariano e Vigília da Juventude

O 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN) retoma as atividades neste sábado (12) com missa celebrada, às 8h, na capela montada no Centro de Convenções (Cecon) de Pernambuco, em Olinda (PE). No mesmo horário e também dentro do pavilhão do Cecon, serão reabertas ao público a Exposição Testemunhas de Santidade, a mostra das Pastorais Sociais e a Feira Católica.

Este segundo dia do CEN é marcado pela estreia do Simpósio Teológico que será composto por conferências e oficinas conduzidas por padres, bispos e cardeais do Brasil, e seguirá até segunda-feira (14) sempre a partir das 9h, no Teatro Guararapes. Única atividade paga do Congresso, o Simpósio tem o objetivo de aprofundar o mistério da Eucaristia – “fonte e ápice de toda vida cristã” – a partir do Texto-Base. Esse subsídio reúne escritos de religiosos, doutores e estudiosos em sete capítulos que se desdobram a partir do tema “Pão em todas as mesas” e lema “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles” (At 2,46) do CEN.

A primeira conferência do Simpósio Teológico discutirá a “Espiritualidade Eucarística: Entre piedade e escrúpulos” e será ministrada pelo bispo da Diocese de Nossa Senhora do Livramento (BA), Dom Armando Bucciol. O mesmo mote será o norteador da oficina conduzida pelo bispo da Diocese de Caicó (RN) e vice-presidente da CNBB NE2, Dom Antônio Carlos Cruz Santos, MSC, às 11h.

No mesmo horário, mas no Auditório Tabocas ocorrerá a oficina “Celebração Eucarística e ministérios” assessorada pelo Padre Francisco Taborda, SJ. Já no Auditório Beberibe o arcebispo da Arquidiocese de Curitiba (PR), Dom José Antônio Peruzzo, conduzirá a oficina “A liturgia da Palavra na Celebração Eucarística”.

Catequeses Públicas

A partir deste sábado até a segunda-feira (14), o público poderá acompanhar as Catequeses Públicas que serão ministradas no palco montado na Feira Católica. As sessões ocorrerão sempre às 14h e às 16h.

No primeiro dia, o bispo da Diocese de Araçuaí (MG) e membro do Instituto Prado, Dom Esmeraldo Barreto de Farias, apresentará o tema “Eucaristia e Missão”, às 14h. Na segunda catequese, às 16h, a religiosa da Congregação das Mensageiras do Amor Divino, Maria Inês Vieira Ribeiro apresentará o tema “Aspectos essenciais da teologia eucarística católica”.

Momento Mariano

Tradicionalmente a Igreja dedica o sábado à Nossa Senhora e no Congresso não será diferente. Às 18h, devotos de Maria se reunirão nas 150 paróquias da Arquidiocese de Olinda e Recife para rezar o Santo Terço, com transmissão a partir dos santuários:

  • Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição do Morro, em Casa Amarela, zona norte do Recife (1º mistério);
  • Santuário Mãe Rainha de Schoenstatt, em Ouro Preto, Olinda (2º mistério);
  • Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora Aparecida, em Jussaral, no Cabo de Santo Agostinho (3º mistério);
  • Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Escada, em Escada (4º mistério);
  • Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima, na Soledade, centro do Recife (5º mistério).

A Oração do Terço Mariano será apresentada pelo padre e cantor Damião Silva com transmissão pelas redes sociais da Arquidiocese de Olinda e Recife e pelas TVs de inspiração católica. O encerramento será com o legado pontifício, o bispo emérito de Leiria-Fátima, o Cardeal Dom António Marto, que presidirá, às 19h, a Celebração Eucarística, no Santuário de Fátima – o primeiro do mundo dedicado à santa.

Vigília da Juventude

Jovens de todo o Brasil viverão um momento especial na Vigília da Juventude, que será realizada na área externa do Cecon. Serão 10 horas de louvor, shows, adoração e missa, começando às 20h do sábado com acolhida e saudação do arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, seguida de apresentação cultural. 

Às 23h, os jovens acolherão as relíquias dos beatos Carlos Acutis e Benigna Cardoso. Logo depois, à 0h do domingo (13), o presidente da Comissão Regional Pastoral para a Juventude da CNBB NE2, dom Antônio Carlos Santos Cruz, presidirá a Santa Missa.

Após a Celebração da Eucaristia, o padre Adilson Simões, da Diocese de Pesqueira (PE), conduzirá a catequese e a Adoração ao Santíssimo Sacramento. A partir das 2h45, o Frei Gilson assumirá o momento de adoração até às 4h quando será rezado o Santo Rosário em homenagem a “Maria, mulher eucarística”. O encerramento será às 6h com a apresentação do tenor Igor Alves.

CEN tem programação para a família e celebração da Primeira Comunhão para 3 mil crianças

O terceiro dia do CEN teve início com a Celebração Eucarística, às 8h, na capela montada no mezanino do pavilhão do Cecon. Ainda nesta manhã acontece o Simpósio Teológico no Teatro Guararapes com a conferência “Eucaristia e pluralidade cultural: desafios teológicos e pastorais”, que será ministrada pelo arcebispo primaz de São Salvador (BA), o cardeal Sérgio da Rocha.

Seguindo as atividades do Simpósio Teológico, que visa debater e aprofundar os estudos sobre a Eucaristia a partir do Texto-Base escrito por especialistas para o CEN, serão realizadas três oficinas simultaneamente a partir das 11h. Entre os ministrantes estarão o arcebispo de Manaus (AM) e recém-nomeado cardeal pelo Papa Francisco, Dom Leonardo Steiner, e o bispo de Garanhuns (PE) e presidente do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2), Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa.

A partir das 14h, no palco da Feira Católica, onde estão reunidos mais de 140 expositores, terá início o segundo dia de Catequeses Públicas. Na primeira palestra, o bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro e secretário-executivo da CNBB, Dom Joel Amado Portella, apresentará o tema “Eucaristia e unidade em tempos de polarização”. Em seguida, às 16h, será a vez do jornalista, professor e fundador da Comunidade dos Viventes, Gabriel Marquim, fazer a palestra “Eucaristia e os empobrecidos no contexto da pandemia”.

Para a família

A programação do 18º CEN no Centro de Convenções é uma oportunidade gratuita para todos da família. Dentro da Feira Católica há opções para os adultos, mas também para as crianças. No super stand da Comissão Pastoral para a Animação Missionária, os pais e as mães encontram atividades para as crianças que incluem recreação e oficinas de pintura.

A feira ainda conta com uma praça de alimentação. A entrada também é gratuita e o funcionamento vai até às 20h.

Primeira Comunhão

A Arquidiocese de Olinda e Recife, anfitriã pela segunda vez do Congresso Eucarístico Nacional, acolhe nesta edição mais de 180 bispos e arcebispos de todo o Brasil. Os epíscopos, neste domingo, terão a missão de celebrar a Primeira Eucaristia para cerca de 3.000 crianças. As solenidades ocorrerão nas 148 paróquias e três áreas pastorais da arquidiocese a partir das 17h.

O bispo emérito de Leiria-Fátima e legado pontifício para o 18º CEN, Cardeal Dom António Marto, preside a celebração da Primeira Comunhão, às 18h, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no Morro da Conceição, zona norte do Recife.

Após ministrar os sacramentos aos milhares de meninos e de meninas, os bispos e arcebispos celebrarão a Santa Missa junto com os fiéis da comunidade local, às 19h. 

CEN entra na reta final com a conclusão do Simpósio Teológico e das Catequeses Públicas nesta segunda (14)

O 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN) entra, nesta segunda-feira (14), na reta final com a conclusão do Simpósio Teológico e das Catequeses Públicas, ambas as atividades acontecem no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon). O CEN é um dos mais importantes eventos da Igreja Católica no Brasil e nesta edição está reunindo mais de 180 bispos e de 1,2 mil padres, além de religiosos e religiosas, diáconos, seminaristas e leigos.

Neste quarto e penúltimo dia de Congresso, a programação começa às 8h com a Missa celebrada na capela montada no mezanino do pavilhão do Cecon. Em seguida, serão reabertas a Feira Católica, com mais de 140 expositores de diversos segmentos do mercado religiosos, e as exposições “Testemunhas de Santidade” e das Pastorais Sociais.

Simpósio Teológico

A última conferência do Simpósio Teológico será ministrada pelo arcebispo de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor Oliveira de Azevedo. O prelado apresentará o tema “Eucaristia: alimento para a missão”, no Teatro Guararapes, a partir das 9h.

Única atividade paga do Congresso, o Simpósio tem o objetivo de aprofundar o mistério da Eucaristia – “fonte e ápice de toda vida cristã” – a partir do Texto-Base. Esse subsídio reúne escritos de religiosos, doutores e estudiosos em sete capítulos que se desdobram a partir do tema “Pão em todas as mesas” e lema “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles” (At 2,46) do CEN.

Após a conferência, às 11h, os congressistas se dividirão para participar das oficinas: “Celebração Eucarística: ritos e formas” com o bispo de Paranaguá (PR) e presidente da Comissão Episcopal de Pastoral para a Liturgia da CNBB, Dom Edmar Peron, no Teatro Guararapes; “Eucaristia e missão em Aparecida e na Evangelii Gaudium”, conduzida pelo secretário nacional da Pontifícia União Missionária, Padre Antônio Niemiec, no Auditório Tabocas; “Eucaristia e iniciação à vida cristã” será ministrada no Auditório Beberibe pelo arcebispo de Santa Maria (RS), Dom Leomar Brustolin.

Catequeses Públicas

Visitantes da Feira Católica do 18º CEN têm a oportunidade de participar das Catequeses Públicas ministradas por bispos, sacerdotes, religiosas e leigos no palco montado no pavilhão do Cecon.

Neste último dia de formações, a professora da Universidade Federal de Roraima e integrante da Rede Eclesial Panamazônica  (Repam), Márcia Oliveira, vai apresentar a palestra “Eucaristia e Sinodalidade na Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”. A primeira catequese tem início às 14h.

O padre Reginaldo Manzotti irá ministrar a última catequese pública, a partir das 16h. O sacerdote da Arquidiocese de Curitiba, que também é cantor, escritor e apresentador, traz para o 18º CEN o tema “Eucaristia, comunicação e evangelização”.

Inauguração da Casa do Pão e pronunciamento oficial da sede do 19º Congresso Eucarístico Nacional marcam o último dia do 18º CEN

A inauguração da Casa do Pão, marco do 18º CEN, será realizada às 9h na sede do espaço, localizada na Rua do Imperador, bairro de Santo Antônio. A atividade inaugural irá ofertar um café da manhã com mil refeições para os bispos e os futuros assistidos do projeto. Os preparativos dos alimentos têm início às 5h30, no convento de Santo Antônio, na mesma localidade.

A feitura das refeições contará com o auxílio de 120 voluntários, que já realizam trabalhos ligados a inúmeras ONGs e Pastoral do Povo de Rua do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2).  Para os moradores em situação de rua, o projeto Banho do Bem irá garantir a higiene pessoal.

O ato inaugural contará com o pronunciamento do legado pontifício, do António Marto, e do arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. Na sequência, o corte simbólico da fita e o descerramento de placa conclui a cerimônia.

As mil refeições serão postas à mesa e servidas em marmitas numa estrutura que será montada no mesmo logradouro, e irá ofertar – entre as opções do cardápio – cuscuz, bolo, sanduiche, suco e café.

Milhares de fiéis se reúnem para o encerramento do XVIII Congresso Eucarístico Nacional

Às 16h desta terça-feira, 15 de novembro, o Marco Zero de Recife – PE, recebeu a Celebração Eucarística de Conclusão do Congresso.

Com tema “Pão em todas as mesas” e lema “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles”, o Congresso visa convergir todos os católicos sobre a Santíssima Eucaristia, de forma que busca partilhar testemunhos públicos de fé em Jesus Eucarístico.

O tema que é tão atual e necessário, conversa diretamente com a realidade enfrentada pela população brasileira, a qual a Igreja tem dado tremenda atenção, como exemplo o Dia Mundial dos Pobres e a Campanha da Fraternidade 2023.

O Congresso é um dos eventos mais importantes da Igreja Católica no Brasil e ocorre a cada quatro anos. Entretanto, por causa das complicações da pandemia de Covid-19, a 18º edição, que era para acontecer em 2020, ocorreu neste ano de 2022.

Celebração Eucarística

Presidida por dom António Marto, cardeal e bispo emérito de Leiria-Fátima (Portugal) e enviado especial do Papa Francisco, a Celebração teve início com um cortejo, que contou com a presença de cerca de 1.200 padres e 200 bispos participantes do Congresso, pela Boulevard Rio Branco até a praça do Marco Zero.

Após leitura “Anúncio da Eucaristia”, o Representante do Pontífice fez sua homilia, em que falou sobre a maravilha da presença de Jesus na eucaristia e o que ela significa em nossa vida.

O corpo e o sangue são a expressão da pessoa inteira, com toda a sua vida, com toda a sua história, com todo o seu infinito amor, (…) até a morte na cruz, amor eternizado na ressurreição. (…)

Jesus deixa-nos o dom mais admirável e impensável, o dom da sua presença real, do seu amor infinito e redentor que só ele pode fazer enquanto ressuscitado, para permanecer conosco para sempre, um alimento que nos dá vida verdadeira e eterna.”disse dom António.

Reprodução/ TV Aparecida Ao Vivo

Ao tratar sobre como recebemos a hóstia, o bispo emérito explica o significado que tem para nossa vida.

“Quando eu comungo, como é que eu respondo?

Eu respondo ‘amém’, esta resposta é mais do que um simples ‘acredito na presença real’, é também um compromisso que diz ‘sim’ ao senhor: quero receber te com todo o meu coração, quero que entres na minha vida, quero viver do teu amor, quero seguir os teus passos, quero colaborar contigo por um mundo melhor”explicou dom António.

O Representante do Pontífice também falou sobre a importância do Evangelho reverberar em nossa vida e em nossa sociedade e abordou o exemplo vivo que Francisco é de fraternidade, fator fundamental para construirmos o sonho de Deus para toda a humanidade.

Ao final da celebração, foi feita uma procissão com o Santíssimo Sacramento, saindo do Marco Zero e indo até o Pátio da Basílica do Carmo.

Oracao Cen2020 | PDF

Outros conteúdos