Notícias

186 anos do nascimento da Beata Maria dos Apóstolos

19 de fevereiro de 1833, há exato 186 anos, nascia a Bem-aventurada Maria dos Apóstolos, religiosa que dedicou sua vida inteira pela causa missionária, pois desde cedo o seu coração pertencia as missões. Ela nasceu no Castelo de Myllendonk, em Neuwerk, Alemanha, tendo recebido como nome de batismo  Maria Theresia Franziska Josefa Elisabeth Constancia, mas a chamaram de Teresa Von Wüllenweber.

Ainda menina, já demonstrava interesse em ajudar as pessoas mais necessitadas, juntamente com a mãe visitava os pobres e os doentes ao redor do castelo. Ao participar quando jovem de uma missão, Teresa sentiu-se fortemente atraída por tudo o que é apostólico e tinha uma grande paixão pelas missões.  

A jovem Teresa sentia que Deus a chamava para a Vida Religiosa apostólica missionária, nesta busca Teresa Von Wüllenweber ingressou em diferentes congregações religiosas, mas nenhuma correspondia as suas aspirações missionárias.  Com muita fé e coragem, Teresa alugou a velha Abadia em Neuwerk e, aos 13 de novembro de 1876, ela se mudou para a Abadia, a qual deu o nome de Instituto Santa Bárbara. Ali Teresa formou uma comunidade quase religiosa composta por mulheres internas com as quais rezavam, faziam trabalhos de caridade, incluindo à instrução de crianças pobres, aulas de trabalhos manuais e canto. Mas continuava descontente com a pouca chance de viver a vocação apostólica para a qual Deus a chamava.

Uma nova luz veio irradiar o seu sonho apostólico missionário, que foi a leitura do anúncio da publicação “O missionário”, jornal da recém fundada Sociedade Apostólica Instrutiva, cujo  Fundador é Padre Francisco Jordan e o carisma é: ‘Tornar conhecido e amado Jesus Salvador por todas as pessoas, de todos os modos e meios que a caridade de Cristo inspirar’. A ênfase nas missões fez Teresa escrever pedindo para ingressar na Sociedade. Tão logo Padre Jordan foi até Neuwerk, para encontrar-se com Teresa.  Em seu depoimento Teresa escreve:  “Meu mais ardente e único desejo é pertencer sempre mais à Sociedade, até à morte. Deus te dou graças eternamente.’’

Depois de muitas buscas, com 48 anos de idade, Teresa encontrou no carisma Salvatoriano o que seu coração buscava. Percebeu que ali era o seu lugar e a realização de seu ideal missionário. No dia 31 de maio de 1883, emitiu os Votos Perpétuos pelas mãos de Pe. Jordan.  E no dia 08 de dezembro de 1888, após dez dias de retiro, recebeu também de Padre Jordan o nome religioso de “MADRE MARIA DOS APÓSTOLOS”. Ela é cofundadora da Congregação das Irmãs do Divino Salvador e foi sua primeira Superiora Geral. Nos primeiros anos da fundação, Madre Maria dos apóstolos enviava Irmãs para as missões na Índia, América, Europa, Ásia. Anos depois já havia enviado Irmãs para todos os continentes.

Madre Maria dos Apóstolos foi uma mulher de profunda sensibilidade diante das necessidades espirituais, sociais, materiais e culturais do seu tempo. Comungou profundamente com o ideal de Padre Francisco Jordan e tornou-se fiel colaboradora do carisma salvatoriano dedicando-se inteiramente à propagação do Reino de Deus.

Depois de uma vida vivida com total dedicação e consagração ao ideal e à missão salvatoriana, Madre Maria faleceu no dia 25 de dezembro de 1907. Foi declarada “Bem-aventurada”, no dia 13 de outubro de 1968, pelo Papa Paulo VI.

Oração à Bem-aventurada Maria dos Apóstolos

Bem-aventurada Maria dos Apóstolos tu foste enriquecida com muitos dons da natureza e da graça e, seguindo Cristo Salvador, te dedicaste inteiramente à propagação do Reino de Deus por todo o mundo. Alcança-nos de Deus a graça de seguir teu exemplo na vivência do Evangelho e na dedicação ao serviço da Igreja, colaborando na obra da salvação. Amém!

Outros conteúdos