POLISSONOGRAFIA: O QUE É E PARA QUÊ SERVE?

A polissonografia é um exame que mede a atividade respiratória, e avalia uma doença chamada apneia obstrutiva do sono, ou seja, aquela pessoa que ronca, tem paradas respiratórias durante a noite, sono agitado ou outras dificuldades durante o sono.

O exame não é invasivo e pode ser realizado em qualquer idade através da solicitação médica, desde as crianças que possuem distúrbios no sono, pernas inquietas ou roncam, até adultos ou idosos com problemas pulmonares, insônia ou quadro depressivo ansioso. A apneia pode estar relacionada à obesidade, diabetes, tireóide ou o estilo de vida do paciente, e se tratada corretamente pode normalizar o caso de hipertensão, pois com uma noite de sono bem aproveitada é possível regularizar a pressão arterial.

Todos sabem que uma boa noite de sono traz inúmeros benefícios, dormir bem pode aumentar o seu rendimento no trabalho, nas atividades físicas e te deixar disposto durante o dia, elimina o cansaço e ajuda na concentração, aprendizagem e memória.

Mas como o exame é realizado?

O paciente deve marcar a sua noite de sono no Hospital Salvatoriano Divino Salvador, e através de sensores espalhados pelo corpo é possível coletar dados e informações capazes de identificar algum distúrbio, e após isso o médico irá avaliar e definir o tratamento ideal para cada caso. A duração do exame é de uma noite e o laudo pode chegar entre 20 a 30 dias.

Caso você tenha algum dos sintomas citados acima, converse com o seu médico para saber se é necessário realizar o exame. Dormir bem eleva a sua qualidade de vida, aumentando a sua disposição, deixando-o saudável e diminuindo os riscos de problemas mais graves.

Outros conteúdos