CONHEÇA AS PRINCIPAIS CORES DE URINA E O QUE ELAS REPRESENTAM

A urina é composta por 95% de água e o restante da urobilina, de ureia, ácido úrico, sal, toxinas e outras substâncias que precisam ser eliminadas do corpo. A cor da urina pode sofrer mudanças na coloração algumas vezes, mas nem sempre significa que há algo errado, às vezes pode ser só uma desidratação, por exemplo. Porém se essas alterações forem frequentes é importante procurar um médico.

Conheça as principais cores de urina e o que elas representam:

Urina transparente: Essa coloração geralmente acontece quando o consumo de água for muito elevado, ou até exagerado, em comparação com o que o organismo precisa. O rim acaba expelindo pelo xixi o excesso de circulação sanguínea.

Urina amarelo claro: É considerada a cor normal da urina. Significa que você está bebendo a quantidade ideal de água e que provavelmente não há nenhum problema.

Urina amarelo escuro: Essa cor geralmente indica que está bebendo pouca água em relação ao recomendado diariamente. Desse modo, os rins acabam produzindo menor quantidade de urina e concentração mais elevada de ureia e urobilina. Caso seu Xixi esteja mais escuro, não há razão para se preocupar, mas é importante adotar hábitos de beber mais água, pois os problemas podem vir a longo prazo, aumentando os riscos de desidratação no organismo.

Urina cor de mel: Essa cor geralmente indica que a desidratação do organismo está mais elevada. Também pode indicar problemas no fígado. Nesse caso é importante adotar o hábito de beber mais água e em casos de não clarear a urina, é importante procurar um médico.

Urina laranja: Essa coloração pode indicar falta de água no organismo ou pelo uso de medicamentos. Se a coloração persistir por muito tempo, pode indicar problemas na vesícula ou no fígado.

Urina azulada ou esverdeada: Essa coloração é mais rara, mas pode estar associada com alguma comida ou medicamento, ou em alguns casos, uma infecção bacteriana.

Urina vermelha: Essa coloração pode ser associada com alguns alimentos, como a beterraba. Mas se for constante, pode estar relacionada a problemas na vesícula, na próstata, no fígado, rins, infecções e alguns tipos de tumor. Se houver a presença de sangue no xixi, pode significar algum problema nos rins, na bexiga ou no próprio sistema urinário. Nestes casos, é fundamental consultar um urologista.

Outros conteúdos