VAMOS FALAR DE ANSIEDADE

A ansiedade é um mal do século. Vivemos na era da informação, da pressão, da exigência – e isto causa cada vez mais excesso de pensamentos e preocupações, os maiores causadores desta doença.

Infelizmente, ainda vivemos muitos preconceitos em relação aos transtornos mentais.Mesmo sabendo que eles são muito comuns, algumas pessoas custam a aceitar que estão com a mente doente e até sofrem pressões familiares e de terceiros, tipicamente ouvindo frases como: “é falta do que fazer”.

Uma coisa muito importante que deve ser dita inicialmente: ANSIEDADE NÃO É FRESCURA. Assim como o nosso corpo adoece, nossa mente também pode adoecer.Prova disso é que estimam-se que cerca de 33% da população sofre de ansiedade, deixando o Brasil entre os primeiros da lista, segundo dados da OMS.

Só quem vive desse mal sabe o quanto é difícil lidar com os sintomas, medos e fobias. Por isso, é importante buscar logo um profissional antes que a ansiedade avance e chegue a seu limite.

Conheça os principais sintomas:

– Medos Irracionais
– Lembranças ruins
– Preocupação excessiva
– Insônia
– Sudorese
– Pavor de ficar em lugar fechado ou no meio de muitas pessoas
– Medo de que algo ruim aconteça
– Medo da morte
– Coração acelerado
– Sensação de falta de ar
– Ataques de pânico

Identificados os sintomas, o próximo passo é buscar um profissional capacitado para tratar da doença. É importante entender que você sozinho não tem o controle da doença e que ela dificilmente pode ser curada com técnicas alternativas como florais, meditação e outros. Esses podem ser complementos que ajudam, mas eles por si só não trazem a cura. O tratamento acontece através de ansiolíticos ou anti- depressivos e terapia.

Ao escolher um profissional, opte por aquele que te trata de verdade, com muita conversa, medicamentos adequados e terapia. A terapia é imprescindível, pois é ela que detecta o nosso grau de ansiedade, a origem dos nossos medos e angústias e o profissional capacitado poderá nos ajudar a treinar a resiliência e aprender a lidar com situações difíceis.

 

Outros conteúdos