• Colégio Salvatoriano Imaculada Conceição
  • Colégio Salvatoriano Imaculada Conceição
  • Colégio Salvatoriano Bom Conselho

Pastoral Escolar

Somos um Colégio em Pastoral.

O que isto significa?

A vida, as palavras e os ensinamentos de Jesus Cristo são extremamente educativos, provocadores e mobilizadores de novas posturas, tomada de consciência e testemunho daqueles que o aceitam. Por isso, ser um Colégio “em Pastoral” significa aprender, reaprender e vivenciar cotidianamente o modo de ser, pensar, falar e agir do próprio Cristo, o Bom Pastor.

Como uma instituição eclesial no campo da cultura e educação, empenhamo-nos em desenvolver um processo educativo-evangelizador que leve em consideração as dimensões afetiva, psíquica, cognitiva, física e espiritual de todos os educandos, educadores e familiares.

A Pastoral Escolar, portanto, é ação evangelizadora e pedagógica que procura fazer do Colégio:

Projetos da Pastoral

 

PASTORAL DO CANTO 

O Projeto Pastoral do Canto é uma atividade articulada pela Pastoral Escolar que atende as crianças do CSIC do Nível I (EI) ao 5º ano (EFI). Este projeto visa estimular os mediados no seu desenvolvimento integral ampliando a interação e o relacionamento com os demais. 

A dinâmica desse projeto se desenvolve durante as aulas. São oferecidos, durante um tempo de 25 min, cantos com gestos que exijam das crianças a responsabilidade, respeito, compaixão, solidariedade e um profundo relacionamento com Deus.

Enfim, sabemos que o ser humano está em constante formação e aprendizagem com o mundo que o rodeia. Acredita-se assim que, com esse projeto, possamos sensibilizar cada criança a perceber o próximo como irmão.

GRUPO DE JOVENS PONTE - ALÉM MUROS  

 O Grupo de Jovens Ponte assessorada pela Pastoral Escolar é uma ação pedagógica-evangelizadora que atende os alunos do 6º ano (EFII) à 3ª série do Ensino Médio. Este Grupo se encontra semanalmente no turno inverso do período escolar. Por este Projeto procuramos ser evangelizadores de uma forma na qual nos sintamos bem, formando lideranças e ao mesmo tempo, realizando atividades solidárias que procuram ajudar cada jovem a ter um olhar humano de si e do próximo.

Ao longo do ano, os encontros procuram ser dinâmicos, espirituais e lúdicos, com visitas e ações solidárias. Além do mais, preocupa-se em formar bons seres humanos transmitindo valores cristãos que promovam a paz e o respeito ao próximo. Cada momento faz o jovem refletir seu agir e pensar vivenciando ações autênticas da solidariedade cristã.

SANTA MISSA

Nossa instituição tem como grande característica sua profunda espiritualidade. Nossa fé é transmitida pelas palavras e ações, e assim, façamos valer os valores de Padre Jordan: “Tornar Cristo conhecido e amado por todos os irmãos”. Aos mediadores, mediados e familiares são oportunizados momentos de oração e vivência da fé.

Mensalmente, nossa comunidade educativa salvatoriana é convidada a participar da celebração eucarística na paróquia. Juntos, em oração e família, formamos uma comunidade orante e comprometida com os desafios do Evangelho.

PÁSCOA E NATAL SOLIDÁRIOS

No Colégio Salvatoriano Imaculada Conceição acreditamos ser de fundamental importância para o desenvolvimento de mediadores e mediados oportunizar ações que desenvolvam deles sensibilidade e compaixão pelo próximo. Assim sendo, anualmente promovemos as Campanhas da Páscoa e Natal Solidários que arrecadam donativos às instituições de caridade da cidade.

A doação de donativos é um passo do compromisso social que assumimos. Mas mais do que entregar uma doação, é levar a esperança, o amor, o sorriso e o diálogo entre gerações e diversidades de tantas pessoas. Somos e queremos ser humanos cristãos em ação e que enxerga o próximo como irmão.

A Pastoral Juvenil Salvatoriana é uma ação evangelizadora dos Colégios Salvatorianos que tem como objetivo oferecer aos adolescentes e jovens (do 6º ano ao Terceirão), organizados em grupos por faixa etária aproximada, a oportunidade para crescerem de forma humana e cristã, de modo que estes, por um intenso processo de amizade, participação e evangelização, sejam apóstolos de seus próprios colegas, tenham as bases para darem as razões de sua fé, para o compromisso com Jesus e sua Igreja, e, além disso, para o engajamento social, segundo os valores do Evangelho.

Objetivos Específicos da PJS

a) Animar uma sadia amizade cristã entre os integrantes do grupo gerando vínculos afetivos.
b) Capacitar os adolescentes e jovens para o senso crítico diante dos contra-valores que a sociedade lhes apresenta.
c) Oferecer aos adolescentes e jovens ricas experiências com Jesus Cristo, com a Igreja, com a missão, possibilitando a vivência dos valores humanos e cristãos.
d) Contribuir no discernimento vocacional auxiliando na construção do projeto de vida.
e) Despertar, exercitar e formar lideranças para a Igreja e a sociedade.

Confira nossa Liturgia Diária