• Colégio Salvatoriano Imaculada Conceição
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  • Colégio Salvatoriano Bom Conselho

Transformando a informação em conhecimento

Além de uma carga horária maior que os demais níveis de ensino, os estudantes do Ensino Médio participam de grupos de estudo, aulas especiais preparatórios para os principais vestibulares, trabalho de campo, simulados e outras atividades focadas nas avaliações externas e no desenvolvimento individual do aluno.

Com docentes especializados, as aulas se baseiam pelo contato do professor com o estudante e metodologias específicas voltadas para um aprendizado real e eficaz.

Horários

Matutino: 7h20 às 11h45

Ensino Médio – turno inverso

  • 1ª Série:
    Aulas: terça-feira - 13h10 às 17h35
    Provas: segunda-feira - 13h10 às 15h40
  • 2ª Série:
    Aulas: quinta-feira - 13h10 às 17h35
    Provas: segunda-feira - 13h10 às 15h40
  • 3ª Série:
    Aulas: terça-feira e quinta-feira - 13h10 às 17h35
    Provas: segunda-feira - 13h10 às 15h40

OBS.: As provas trimestrais serão aplicadas na segundas e quartas-feiras, no período vespertino das 13h10 às 15h40, conforme calendário de provas.

Sistema de ensino Positivo

12 volumes + 3 revisionais

Carga Horária

  • 1ª Série: 30h/a
  • 2ª Série: 30h/a
  • 3ª Série: 35h/a

Provas em Contraturno

2 provas semanais

Avaliação Trimestral

P1, P2 + Trabalho + AT

Simulados

  • Positivo/ENEM
  • Simulado de Redação – Plataforma Imaginie
  • Grupos de Estudo

    Com objetivo de melhorar o aproveitamento dos conteúdos ministrados em sala de aula, o colégio incentiva os educandos/ mediados do Ensino Fundamental II e Ensino Médio a formarem grupos de estudos na biblioteca do colégio, promovendo a troca de conhecimento, aprofundamento do conteúdo e estudo em grupo.

  • Oficina de Dança

    O uso dança contribui para a socialização e favorece a criatividade, estimula vivências da corporeidade, incentiva a expressividade dos indivíduos, possibilita a comunicação não verbal, proporciona a liberdade de criar, inventar e reinventar.

  • Oficina de Teatro

    Tem como objetivo desenvolver a coletividade, habilidades corporais e vocais. Estimular a imaginação, a criatividade, a comunicação e a expressão bem como um instrumento de socialização.

  • Oficinas Esportivas

    Conhecer e praticar diferentes e variadas modalidades esportivas: Badminton, Tênis de mesa, futsal, voleibol, basquetebol, Handebol. Contribui para a melhoria da qualidade de vida, autoestima, convívio e integração social e saúde dos mediados

  • Oficina de Produção de Textos

    Intensificar o trabalho com a leitura e escrita, produção e interpretação de textos. Aprimorar a prática de desenvolvimento da habilidade leitora e escritora.

Projetos

Atividades integradas ao Ensino Médio

Os estudantes deste segmento participam de atividades focadas nas avaliações externas e no seu desenvolvimento individual.

  • Voluntariado/PJS;
  • Mostra de conhecimento (a cada 2 anos);
  • Momentos de integração;
  • Provas e exercícios online;
  • Orientação profissional;
  • Aulões e revisões;
  • Saída de estudos;
  • Manhãs de formação;
  • Momento de refletir;
  • Aulas em laboratório;
  • Aulas de atualidades;
  • Jogos salvatorianos (a cada 2 anos);

Estrutura Curricular

  • 1ª Série - 14 disciplinas / 30 horas-aula / 5 aulas diárias / 5 aulas em duas tardes (semanal) / Matutino / 1.200 horas / Sistema Positivo/ (5 livros + 5 cadernos de atividades).
  • 2ª Série - 14 disciplinas / 30 horas-aula / 5 aulas diárias / 5 aulas em duas tardes (semanal) / Matutino / 1.200 horas / Sistema Positivo/ (5 livros + 5 cadernos de atividades).
  • Terceirão - 14 disciplinas / 35 horas-aula / 5 aulas diárias matutinas / 10 aulas em três tardes (semanais) / 1.400 horas / Sistema Positivo / (2 livros + 2 cadernos de atividades + 3 revisionais) / Revisão programada / Aulões para vestibulares e ENEM.

O currículo do ensino médio prioriza

  • A produção do conhecimento articulado e integrado;
  • O desenvolvimento de habilidades e competências cognitivas e da expressão oral e escrita, para que o estudante construa argumentações consistentes;
  • O aprofundamento dos conteúdos nos estudos, com elevado nível de complexidade.

ENEM

A ideia de trocar o vestibular pelo ENEM é uma proposta do Governo Federal, surgida em 1998, quando do início da aplicação da prova pelo Ministério da Educação (MEC). Essa ideia foi retomada e será aplicada já com adesão de grande parte das universidades. Algumas adotaram somente essa prova. Outras reservaram um percentual de vagas para ingresso com o desempenho no ENEM.

O Colégio incentiva todos os estudantes da 3ª Série e demais estudantes do Ensino Médio a realizar a inscrição, bem como a preparação mais qualificada para a prova. É importante que o estudante consiga se preparar em todas as áreas. Um bom desempenho na prova exige boa organização e bom aproveitamento do tempo. Notas individuais para cada área do conhecimento permitirão aos estudantes compensarem dificuldades em alguma das áreas, com bons desempenhos naquilo que têm mais facilidade. Um estudante com boa competência leitora, habilidade em solucionar problemas e pensamento lógico terá os elementos fundamentais e diferenciadores para o sucesso.

As competências e habilidades propostas pelo Enem têm origem nos Parâmetros Curriculares e LDB vigente.

Para os estudantes da Terceira Série, haverá uma aula explicativa da prova, como é estruturada, e a aplicação de simulados para verificar o nível de desempenho  em relação aos objetivos propostos, sendo feita, posteriormente, a revisão e correção desses simulados como forma de reforço.

Nas provas são exigidas o domínio de habilidades e competências conforme descrito nos cinco eixos cognitivos:

  • Dominar linguagens (DL): Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas Espanhola e Inglesa.
  • Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
  • Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações problemas.
  • Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.
  • Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.