• Colégio Salvatoriano Imaculada Conceição
  • Colégio Salvatoriano Imaculada Conceição
  • Colégio Salvatoriano Bom Conselho

Descobrindo novos caminhos

O Ensino Fundamental visa desenvolver a capacidade do aprendiz, tendo como princípios básicos a leitura, a escrita e o cálculo para compreender e solucionar problemas. Estimula o pensar reflexivo, a capacidade de analisar, discutir, interpretar, esclarecer, questionar e conviver.

As atividades promovem a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade, buscando o exercício da cidadania e da liberdade humana. Ainda, primamos pelo cultivo e desenvolvimento da religiosidade, a vivência autêntica da espiritualidade cristã, mediante um ambiente escolar marcado pelos valores cristãos.

Fundamental - I

Período Horários

Vespertino: 13:10 às 17:35

(1º ao 5º ano)

A primeira fase do Ensino Fundamental, que corresponde aos cinco primeiros anos escolares, lança as bases sólidas do conhecimento linguístico, matemático, social, científico, esportivo e religioso, indispensáveis à formação do estudante para o exercício da cidadania.

O Ensino Fundamental I é consolidado o processo de alfabetização e letramento, o desenvolvimento do raciocínio matemático e sua expressão em linguagem matemática, a ampliação de experiências com temáticas ligadas às várias áreas do conhecimento, a compreensão de aspectos da realidade com a utilização de diversas formas de expressão e registro, para que o estudante possa construir outros modos de entender a realidade, estabelecendo novas reações de vida e de ação. São ampliadas as suas oportunidades de aprofundamento nas diversas áreas do conhecimento humano, compreendendo as Linguagens, a Matemática, as Ciências da Natureza e as Ciências Humanas, assim organizados:

  • Linguagens: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna (Língua Inglesa), Arte e Educação Física;
  • Matemática;
  • Ciências da Natureza: Ciências;
  • Ciências Humanas: História, Geografia, Filosofia e Ensino Religioso.

A organização curricular do Ensino Fundamental tem uma base nacional comum e uma parte diversificada que não constituem blocos distintos, mas um todo integrado, de modo a garantir tanto conhecimentos e saberes comuns necessários a todos os estudantes, quanto uma formação que considere a diversidade e as características locais e especificidades regionais.

Os estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, além do trabalho desenvolvido pela professora titular, contam com professores especializados nas aulas de Educação Física, Dança, Língua Inglesa, Informática.

Avaliação

A avaliação, de função diagnóstica e investigativa é um processo contínuo, cumulativo, individual e cooperativo que visa:

  • Constatar o nível de desenvolvimento alcançado pelo estudante em face aos objetivos propostos no Plano de Estudos/Ensino;
  • Auxiliar o estudante e o professor na reflexão conjunta sobre a realidade e na seleção das formas apropriadas para dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem;
  • Propiciar situações para que o estudante desenvolva as suas potencialidades e a autonomia como sujeito da própria educação;
  • Desenvolver um nível progressivo de consciência sobre seu modo de ser, pensar e agir, através do processo de auto-avaliação.

Neste sentido, a avaliação é constante e de acordo com os objetivos de ordem qualitativa, que preponderam sobre os aspectos quantitativos, visando o desenvolvimento de habilidades e competências. São observados:

  • Aspectos Cognitivos (aprender a conhecer);
  • Aspectos Produtivos (aprender a fazer);
  • Aspectos Pessoais (aprender a ser);
  • Aspectos Sociais (aprender a conviver).

Atividades Desenvolvidas

Conheças as atividades desenvolvidas para o Ensino Fundamental 1:

  • Projeto Páscoa Solidária

    Objetiva desenvolver a vivência de valores como a solidariedade, a fraternidade e a espiritualidade, além de formar cidadãos conscientes, críticos e participativos nas atividades festivas religiosas e formativas.

  • Projeto Leitura

    Projeto que visa a oportunizar o acesso aos diversos tipos de leitura na escola, buscando efetivar, enquanto processo a leitura, a escrita, a compreensão e a reflexão

  • Projeto Casa Limpa

    Tem como objetivo desenvolver o hábito de cuidar e preservar o ambiente em que está inserido. 

  • Show de Talentos

    Revelar talentos internos e possibilitar expressão são os objetivos deste projeto. Mediados e mediadores serão partícipes deste projeto.

  • Família-Escola

    Neste projeto estão todos os eventos que fomentem a parceria entre família e escola, respeitando os diferentes arranjos familiares.

  • Ludicidade

    A partir do projeto ludicidade, almejamos educar com encantamento e ludicidade e resgatar a importância do brincar e das brincadeiras. Um projeto que se desenvolve de forma transversal, em especial na educação infantil e séries iniciais.

  • Oficina de Esportes

    Conhecer e praticar diferentes e variadas modalidades esportivas: Badminton, Tênis de mesa, futsal, voleibol, basquetebol, Handebol. Contribui para a melhoria da qualidade de vida, autoestima, convívio e integração social e saúde dos mediados

  • Oficina de Criação Artística

    Visa favorecer a criatividade, a exploração de diferentes materiais bem como a integração entre mediados de diversas turmas salientando o respeito e a convivência.

  • TECO

    Testando Conhecimento – 5º ano.

Fundamental - II

O Ensino Fundamental II, que abrange os anos finais do 6º ao 9º ano, proporciona uma educação alicerçada no desenvolvimento de processos mentais, afetivos, sociais, ético e estético, tendo em vista a formação integral.
O cultivo da espiritualidade salvatoriana o testemunho da nossa fé cristã, a vivência de valores e atitudes de solidariedade, norteiam as relações interpessoais.

Assim, como o Colégio Salvatoriano Imaculada Conceição se propõe a ser uma escola de formação, acredita que é de sua responsabilidade:

  • Capacitar o educando, do ponto de vista acadêmico, a enfrentar novos desafios, ampliando suas potencialidades e posicionando-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, mediando a apropriação do processo de aprender a aprender;
  • Garantir um convívio social democrático com ênfase na formação humana e cristã, desenvolvendo nos educandos atitudes de respeito, cooperação e solidariedade;
  • Propiciar um clima harmonioso de trabalho, valorizando a construção de vínculos afetivos e o respeito à individualidade;
  • Desenvolver educandos que tenham confiança em suas capacidades cognitiva, afetiva, ética e social para agir com perseverança na busca do conhecimento e no exercício da cidadania;
  • Estimular a criatividade, o espírito inventivo, a pesquisa, como formas capazes de superar paradigmas;
  • Cultivar valores que permeiam as relações internas e externas, evidenciadas em atitudes de solidariedade, respeito mútuo, diálogo e corresponsabilidade;
  • Estimular através de ações educativas a autonomia do educando, assegurando-lhe o direito ao questionamento e à dúvida, como formas de buscar novos caminhos.

Período / Horários

Matutino: 7h20 às 11h45

Componentes Curriculares

  • Carga horária semanal 25 horas
  • Língua Portuguesa; Língua inglesa; Língua Espanhola; Matemática; História;
  • Geografia; Ciências; Arte; Filosofia; Ensino Religioso; Educação Física;
  • Química – 9º ano; Física – 9º ano.

Atividades Desenvolvidas

Conheças as atividades desenvolvidas para o Ensino Fundamental 2:

  • Grupos de Estudo

    Com objetivo de melhorar o aproveitamento dos conteúdos ministrados em sala de aula, o colégio incentiva os educandos/ mediados do Ensino Fundamental II e Ensino Médio a formarem grupos de estudos na biblioteca do colégio, promovendo a troca de conhecimento, aprofundamento do conteúdo e estudo em grupo.

  • Oficina de Dança

    O uso dança contribui para a socialização e favorece a criatividade, estimula vivências da corporeidade, incentiva a expressividade dos indivíduos, possibilita a comunicação não verbal, proporciona a liberdade de criar, inventar e reinventar.

  • Oficina de Teatro

    Tem como objetivo desenvolver a coletividade, habilidades corporais e vocais. Estimular a imaginação, a criatividade, a comunicação e a expressão bem como um instrumento de socialização.

  • Oficinas de Esportes

    Conhecer e praticar diferentes e variadas modalidades esportivas: Badminton, Tênis de mesa, futsal, voleibol, basquetebol, Handebol. Contribui para a melhoria da qualidade de vida, autoestima, convívio e integração social e saúde dos mediados

  • Simulados