20 de outubro | Dia Nacional da Filantropia

Está em tramitação no Senado Federal o PL 2117/19, que institui o dia 20 de outubro como o Dia Nacional da Filantropia. A matéria vai à sanção.

O IEAS (Instituto de Ensino e Assistência Social), Entidade Mantenedora dos Colégios e do Hospital Salvatoriano é uma instituição filantrópica, ou seja, possui certificado de Filantropia concedido pelo Conselho Nacional de Assistência Social e, destina um percentual dos seus recursos à concessão de gratuidades nos serviços que presta à população através da saúde e da educação.

O que é filantropia?

O termo filantropia significa amor à humanidade e grande generosidade para com os outros seres humanos.  A filantropia está ligada a um propósito maior que guia a ação das pessoas que a praticam.

A prática da filantropia é de grande importância – ter sensibilidade para com o próximo é essencial para que vivamos em um mundo mais humano e receptivo. Atos de empatia e generosidade têm potencial de gerar um círculo virtuoso, benéfico não apenas para os necessitados, mas para a sociedade como um todo. A própria atitude de ajudar o próximo nos engrandece e traz uma sensação de propósito para nossas vidas.

Além disso, a filantropia pode ser decisiva na vida de pessoas em situações desoladoras, privadas dos recursos mais básicos. Um ato de altruísmo, por menor que seja, pode mudar completamente a vida de um ser humano.

Ir. Inês Boesing

Outros conteúdos