Notícias

1º CONGRESSO NACIONAL DA FAMÍLIA SALVATORIANA

Entre os dias 28 a 30 de abril de 2018, o Centro Mariápolis de Vargem Grande Paulista, em São Paulo, foi sede do 1º Congresso Nacional da Família Salvatoriana. Participaram cerca de 350 pessoas – entre Padres, Irmãos, Irmãs, Leigos Salvatorianos e colaboradores das Unidades Operativas dos Colégios e Hospital da Rede Salvatoriana. Com o tema “Padre Jordan, apóstolo fiel de Jesus Salvador”, o Congresso aconteceu em um ambiente de muita espiritualidade, reflexão, partilha, comunhão, compromisso, unidade, encontros e vivências.

Com o objetivo de fazer uma análise da caminhada salvatoriana no Brasil, o primeiro dia do Congresso foi assessorado pela Ir. Dulcelene Ceccato, que convidou o grupo a fazer uma análise da história percorrida por cada ramo da Família Salvatoriana até os dias atuais. A partir da inspiração do fundador Pe. Jordan, que sonhou com uma obra em saída, motivou os congressistas a continuar como Família Salvatoriana esse projeto, numa “igreja em saída”, vivendo apostolicamente.

Na sequência, a vice geral das Salvatorianas, Irmã Maria Yaneth Moreno, fez uma explanação do trabalho desenvolvido pela Família Salvatoriana no mundo referente a Justiça, Paz e Integridade da Criação, enaltecendo o espirito de solidariedade do carisma salvatoriano.

O segundo dia do Congresso abriu com a conferência do Superior Geral dos Salvatorianos, Pe. Milton Zonta intitulada “Conhecer o Salvador e torná-lo conhecido! A bússola que norteia o apostolado salvatoriano”. Ele durante a sua explanação propôs ao grupo a refletir sobre o apostolado salvatoriano tendo presente os sinais dos tempos que nos movem a empreender iniciativas apostólicas criativas e corajosas que melhor expressam o carisma salvatoriano.

“Não nos deixemos roubar a autenticidade apostólica de fazer com que as palavras e os gestos formem uma unidade plena, sem separar o discurso da ação. Isto é, sermos salvatorianos/as testemunhas-sinal que, com as palavras e a força dos gestos, ajudam outros a conhecerem e caminharem com Jesus Cristo”, ressaltou Pe. Milton.

Na oportunidade, foi lida a mensagem da Srª Judy Davis, Presidente da Comunidade Internacional do Divino Salvador ao 1º Congresso Nacional da Família Salvatoriana do Brasil. A mensagem foi lida por Merli Callef. Em sua mensagem, Judy expressa que “vivemos em um mundo que precisa de nós; pertencemos a uma Igreja que precisa do Carisma Salvatoriano para estar presente e vivo nos lares, nas paróquias, hospitais, ruas, nos locais de trabalho, nas favelas e mansões e em todas as regiões do mundo”.

Logo após, os congressistas participaram de Mini Plenários dos Ramos da Família Salvatoriana Padres, Irmãos; Irmãs e Leigos Salvatorianos. A partir das provocações das conferências, escolheram duas prioridades que serão assumidas pela Família Salvatoriana no Brasil: Revitalização de nossa Identidade Apostólica Salvatoriana (nível interno) e a opção preferencial pela Formação das Juventudes (nível externo).

No fim da tarde, os salvatorianos e salvatorianas participaram da Santa Missa presidida pelo Pe. Milton Zonta. O segundo dia foi finalizado com uma mesa redonda que contou com a participação de 20 congressistas em um diálogo intergeracional com partilhas de experiências salvatorianas.

O encerramento do Congresso foi marcado por uma linda Celebração de Envio na Igreja Jesus Eucaristia, a qual pertence ao complexo Mariápolis Ginetta. Os congressistas seguiram em procissão até a Igreja, lembrando a caminhada do povo de Deus, pois todos nós somos peregrinos, em busca da Terra Prometida e da salvação.  Ao chegar na Igreja, a Família Salvatoriana formou, um cordão humano que “abraçou” a Igreja Jesus Eucaristia, como forma de assumir juntos a missão-apostólica salvatoriana de anunciar ao mundo Jesus, o Salvador.

No início da celebração todos acolheram com muita emoção a relíquia do Venerável Fundador da Família Salvatoriana Padre Francisco Maria da Cruz Jordan – que neste ano celebramos o Centenário da sua morte, foi acolhida também a relíquia da Bem-aventurada Maria dos Apóstolos em ação de graças pelo Cinquentenário da sua beatificação. Ao fim da celebração, todos os congressistas receberam uma cruz estampada o ícone de Jesus Salvador e foram todos abençoados.

Após o almoço, o grupo se despediu e retornou para suas galileias na alegria de ter participado do 1º Congresso da Família Salvatoriana, que os impulsionou a fortalecer a presença e ação apostólica salvatoriana na Igreja e no mundo.

Outros conteúdos