• Colégio Salvatoriano Nossa Senhora de Fátima
  • Colégio Salvatoriano Imaculada Conceição
  • Colégio Salvatoriano Bom Conselho

Como tudo começou

Florianópolis conta com a presença das Irmãs Salvatorianas desde 1958, quando cinco Irmãs chegaram ao Bairro do Estreito com o objetivo de desenvolver sua missão na pastoral da educação, através do Colégio Nossa Senhora de Fátima.

As atividades escolares iniciaram no dia 8 de fevereiro de 1958, em salas improvisadas nas dependências do Santuário Nossa Senhora de Fátima. Além do salão paroquial, foram construídas algumas salas de madeira no mesmo terreno. Em 1964, foi autorizado o Curso Ginasial e, uma das exigências para o mesmo funcionar, era de que precisava ser em prédio de alvenaria. Foi então que se alugou o prédio da Creche Lucilia Hülse, na Rua Aracy Vaz Callado.

Enquanto isso estava sendo construída a primeira parte do atual prédio, na Rua Afonso Pena, que foi inaugurada ainda no ano de 1964. Ao longo dos anos, o Colégio foi passando por uma série de adequações e ampliações visando sempre oferecer um serviço de qualidade à comunidade e à sociedade. A partir do ano de 2001, passou a ser oferecido o curso de Ensino Médio, atendendo a uma necessidade da comunidade do Estreito. Já em 2007, com a ampla adaptação do espaço físico, passou-se a oferecer o serviço de Contraturno para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

O Colégio passou por grandes transformações em sua estrutura, com a cobertura das duas quadras esportivas, a construção de uma área especial para a Educação Infantil com 10 novas salas de aula, a inauguração do refeitório e a implantação do sistema de segurança, revitalização do bosque, aulas de informática itinerantes e outros. Hoje oferece para a comunidade os Cursos de Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Em 216, o Colégio inaugurou o novo espaço do Contraturno, que além de moderno, proporciona bem-estar aos estudantes. O investimento feito neste novo ambiente pedagógico vem contribuir para a ampliação das oportunidades educacionais dos estudantes sejam elas intelectuais, afetivas, religiosas, sociais e culturais.

Atualmente com 1600 estudantes e 180 educadores, o Colégio Salvatoriano Nossa Senhora de Fátima continuar realizando um ensino de excelência pedagógica com valores cristãos que se tornam intrínsecos na vida de cada educando e família, concretizando a mudança social desejada.

Visão e Missão

Ser referência em educação salvatoriana de excelência.

Ser referência em educação salvatoriana de excelência.

Mediar a construção do conhecimento, desenvolvendo o potencial humano para a promoção da vida.

Mediar a construção do conhecimento, desenvolvendo o potencial humano para a promoção da vida.

Nossos valores

Os presentes valores norteiam nossa vida e missão. Acreditamos que todos os valores que dignificam a pessoa e favorecem sua convivência são merecedores de nossa atenção. Ao priorizarmos estes, temos a certeza de que, internalizados, favorecem a vivência dos demais.

  • Identidade Salvatoriana
    Identidade SalvatorianaVivência do Carisma, Espiritualidade e Missão Salvatorianos, herança dos fundadores.
  • Solidariedade
    SolidariedadeDesenvolvimento da cultura da solidariedade a exemplo de Jesus, o Salvador.
  • Vida
    VidaO centro da nossa missão é a pessoa a ser salva, que supõe a valorização e defesa da vida em todas as suas dimensões e formas de expressão.
  • Amor
    AmorVivência do amor inclusivo, marca por excelência da Família Salvatoriana.
  • Justiça
    JustiçaCompromisso e criatividade para que todos possam viver dignamente.
  • Conhecimento
    ConhecimentoFormação integral da pessoa, construção do conhecimento crítico, participação ativa na transformação da realidade.
  • Sustentabilidade
    SustentabilidadeMissão sustentável por ser pautada no cuidado com a vida e o futuro do planeta.

Identidade Salvatoriana

O Colégio Salvatoriano Nossa Senhora de Fátima, como instituição católica e salvatoriana tem sua força e inspiração em Jesus Cristo, Salvador, que veio anunciar a Boa Nova da Salvação: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10). Moldados pelos ideias de Padre Francisco Maria da Cruz Jordan e da Bem-aventurada Maria dos Apóstolos, Fundadores da Família Salvatoriana, nos empenhamos pela cultura e pela formação humana e cristã centrada na vida, através do anúncio de Jesus Salvador.

Fundadores

Irmãs Salvatorianas no Brasil

Padre Jordan e Madre Maria nos deixaram a herança de prolongar na história o Carisma e Missão Salvatoriana, que nos desafia a assumir um compromisso em favor da vida, continuando a missão de Jesus, o Salvador, que veio “para que todos tenham vida”. A pedido de Dom Daniel Hostin, Bispo Diocesano de Lages-SC, as primeiras Irmãs Salvatorianas deixaram a Alemanha, sua terra natal, e chegaram ao Brasil no dia 06 de dezembro de 1936, estabelecendo-se em Videira/SC. As Irmãs traziam como objetivo de sua missão: a instrução da infância e da juventude, bem como a pastoral paroquial e da saúde.

Saiba mais