• Colégio Salvatoriano Nossa Senhora de Fátima
  • Colégio Salvatoriano Imaculada Conceição
  • Colégio Salvatoriano Bom Conselho

Descobrindo novos caminhos

O Ensino Fundamental objetiva desenvolver a capacidade de aprendizagem dos estudantes, ampliando o seu raciocínio lógico e crítico, bem como a sua autonomia.

A criatividade, o desenvolvimento da leitura, da escrita e da interpretação para a compreensão e solução de diferentes situações e problemas são habilidades fomentadas em nossos estudantes. Além disso, a valorização da pluralidade cultural e o fortalecimento dos vínculos familiares são diferenciais presentes neste nível de ensino.

Fundamental - I

Períodos / Horários

Matutino - 07:30 às 11:45
Vespertino - 13:30 às 17:45

(1º ao 5º ano)

A primeira fase do Ensino Fundamental I, que corresponde aos cinco primeiros anos escolares, lança as bases sólidas do conhecimento linguístico, matemático, social, científico, esportivo e religioso, indispensáveis à formação do estudante para o exercício da cidadania.

O Ensino Fundamental I é consolidado o processo de alfabetização e letramento, o desenvolvimento do raciocínio matemático e sua expressão em linguagem matemática, a ampliação de experiências com temáticas ligadas às várias áreas do conhecimento, a compreensão de aspectos da realidade com a utilização de diversas formas de expressão e registro, para que o estudante possa construir outros modos de entender a realidade, estabelecendo novas reações de vida e de ação. São ampliadas as suas oportunidades de aprofundamento nas diversas áreas do conhecimento humano, compreendendo as Linguagens, a Matemática, as Ciências da Natureza e as Ciências Humanas, assim organizados:

  • Linguagens: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna (Língua Inglesa), Arte e Educação Física;
  • Matemática;
  • Ciências da Natureza: Ciências
  • Ciências Humanas: História, Geografia, Filosofia e Ensino Religioso

A organização curricular do Ensino Fundamental tem uma base nacional comum e uma parte diversificada que não constituem blocos distintos, mas um todo integrado, de modo a garantir tanto conhecimentos e saberes comuns necessários a todos os estudantes, quanto uma formação que considere a diversidade e as características locais e especificidades regionais.
Os estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, além do trabalho desenvolvido pela professora titular, contam com professores especializados nas aulas de Educação Física, Língua Inglesa, Informática.

Avaliação

A avaliação, de função diagnóstica e investigativa é um processo contínuo, cumulativo, individual e cooperativo que visa:

  • Constatar o nível de desenvolvimento alcançado pelo estudante em face aos objetivos propostos no Plano de Estudos/Ensino;
  • Auxiliar o estudante e o professor na reflexão conjunta sobre a realidade e na seleção das formas apropriadas para dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem;
  • Propiciar situações para que o estudante desenvolva as suas potencialidades e a autonomia como sujeito da própria educação;
  • Desenvolver um nível progressivo de consciência sobre seu modo de ser, pensar e agir, através do processo de auto-avaliação.
  • Neste sentido, a avaliação é constante e de acordo com os objetivos de ordem qualitativa, que preponderam sobre os aspectos quantitativos, visando o desenvolvimento de habilidades e competências. São observados:
  • Aspectos Cognitivos (aprender a conhecer);
  • Aspectos Produtivos (aprender a fazer);
  • Aspectos Pessoais (aprender a ser);
  • Aspectos Sociais (aprender a conviver).

Atividades Desenvolvidas

Conheças as atividades desenvolvidas para o Ensino Fundamental I:

  • Noite Cultural

    Atividade que acontece de noite nos espaços do colégio. Os estudantes são convidados a participarem de seis atividades culturais em diferentes ambientes. Onde seus conhecimentos, habilidades e sentidos serão explorados e vivenciados, promovendo a integração com os colegas e professores das outras turmas.

  • Atividades do Momento de Refletir

     

    Atividades diferenciadas onde o estudante é convidado a Pensar sobre o que está sendo desenvolvido. Forma prazerosa e instigante de pensar reflexivamente sobre o processo cognitivo.

  • Saídas de Estudos

     

    Vivência única de levar a sala de aula para o mundo. Forma de aprendizagem que permite ao educando o comparativo entre o que é desenvolvido na sala de aula com a realidade. Buscando sempre a vivência dos valores Salvatorianos com o mundo do conhecimento.

  • Atividades Integradas ao Ensino Fundamental I

    • Mostra do Conhecimento;
    • Aula de Leitura;
    • Laboratório Móvel (Informática);
    • Encontros de Formação Humana e Cristã;
    • Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica;
    • TECO (Testando os Conhecimentos - 5º ano);
    • Miniolimpíada (5º ano).

     

Fundamental - II

O Ensino Fundamental II, que abrange os anos finais do 6º ao 9º ano, proporciona uma educação alicerçada no desenvolvimento de processos mentais, afetivos, sociais, ético e estético, tendo em vista a formação integral.
O cultivo da espiritualidade salvatoriana o testemunho da nossa fé cristã, a vivência de valores e atitudes de solidariedade, norteiam as relações interpessoais.

Assim, como o Colégio Salvatoriano Nossa Senhora de Fátima se propõe a ser uma escola de formação, acredita que é de sua responsabilidade:

  • Capacitar o educando, do ponto de vista acadêmico, a enfrentar novos desafios, ampliando suas potencialidades e posicionando-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, mediando a apropriação do processo de aprender a aprender;
  • Garantir um convívio social democrático com ênfase na formação humana e cristã, desenvolvendo nos educandos atitudes de respeito, cooperação e solidariedade;
  • Propiciar um clima harmonioso de trabalho, valorizando a construção de vínculos afetivos e o respeito à individualidade;
  • Desenvolver educandos que tenham confiança em suas capacidades cognitiva, afetiva, ética e social para agir com perseverança na busca do conhecimento e no exercício da cidadania;
  • Estimular a criatividade, o espírito inventivo, a pesquisa, como formas capazes de superar paradigmas;
  • Cultivar valores que permeiam as relações internas e externas, evidenciadas em atitudes de solidariedade, respeito mútuo, diálogo e corresponsabilidade;
  • Estimular através de ações educativas a autonomia do educando, assegurando-lhe o direito ao questionamento e à dúvida, como formas de buscar novos caminhos.

Períodos / Horários

Matutino – 07:30 às 12:00
Vespertino – 13:30 às 18:00

Turnos

Matutino – 6º, 7º, 8º e 9º Ano
Vespertino – 6º, 7º e 8º Ano

Componentes Curriculares

Carga horária semanal 25 horas
Língua Portuguesa; Língua inglesa; Língua Espanhola; Matemática; História; Geografia; Ciências; Arte; Filosofia; Ensino Religioso; Educação Física; Química – 9º ano; Física – 9º ano.

Atividades Desenvolvidas

Conheças as atividades desenvolvidas para o Ensino Fundamental II:

  • Monitorias

     

     

    São realizadas no contraturno, ou pós-turno aos estudantes que realizarem sua inscrição.

    • Monitoria de Matemática;
    • Monitoria - Básico de Língua Portuguesa (8º e 9º ano);
    • Monitoria de Física (9º ano);
    • Monitoria de Astronomia (9º ano);
    • Oficina de Produção Textual.
  • Atividades Integradas ao Ensino Fundamental II

     

    • Olimpíada Brasileira de Astronomia;
    • Olimpíada Brasileira e Regional de Matemática;
    • Simulados;
    • Encontros de Formação Humana e Cristã;
    • Pastoral Juvenil Salvatoriana (PJS);
    • Miniolimpíada;
    • Laboratório Móvel (Informática);
    • Aula em Laboratório;
    • Mãos Solidárias;
    • Aulas de leitura;
    • Momento de refletir;
    • Jogos Salvatorianos;
    • Mostra do Conhecimento;
    • Gincana Temática;
    • Noite da Pizza.
  • Saídas de estudos

     

    Cada ano realiza uma saída de estudo específica, visando sempre a ampliação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula.

  • Leituras programadas

     

    O programa de leituras obrigatórias visa promover a leitura de clássicos da literatura. A cada trimestre são indicados dois livros para realizar os trabalhos/projetos em sala de aula.