• Colégio Salvatoriano Nossa Senhora de Fátima
  • Colégio Salvatoriano Imaculada Conceição
  • Colégio Salvatoriano Bom Conselho

Projeto Centro de Interesses ou Oficinas

O Projeto Contraturno visa atender as necessidades das famílias cujos filhos precisam ficar o dia todo na escola. Esse projeto conta com salas amplas, espaços para recreação e soninho, além da disponibilidade de uso de toda a estrutura do colégio, tornando assim um ambiente perfeito para construir um aprendizado prazeroso no qual o conhecimento e a brincadeira são integrados.

Quem atende

O projeto atende estudantes da Educação Infantil (Nível II - 2 anos) ao 6º ano do Ensino Fundamental (12 anos).

Atividades Desenvolvidas

  • Dança;
  • Música;
  • Teatro;
  • Culinária;
  • Realização de Tarefas;
  • Revisão Programada;
  • Acampadentro;
  • Empreendedorismo e Projetos Temáticos.

Período Horários

Matutino 07:00 às 13:00
Vespertino 13:00 às 18:00

Espaços

Conheça os espaços utilizados no programa contraturno:

  • Arte e Expressão

     

    Neste ambiente as crianças poderão experimentar, descobrir, inventar e aprender. A sala de artes e expressão tem materiais com diferentes cores, texturas e tamanho, possibilitando o desenvolvimento dessas múltiplas linguagens. Quando a criança veste uma fantasia e entra em um personagem, ela explora outras formas de ser e pensar; amplia suas concepções sobre as coisas e as pessoas, porque assim estabelece um diálogo com o mundo adulto, com a linguagem de criança, na qual ela tem liberdade e imaginação.

    Criar condições para o desenvolvimento do pensamento criativo, estimulando a participação do aluno, individualmente ou em grupos, por meio da interpretação e reflexão de contação de história, práticas psicomotoras, dança (expressão corporal) e teatro, proporcionando a ressignificação de signos preestabelecidos, garantindo, assim, a continuidade do processo cultural.

  • Dança

     

    O ser humano possui múltiplas habilidades físicas, e a dança está relacionada, através do movimento corporal, com o seu crescimento e desenvolvimento. A dança está voltada para o desenvolvimento global de um indivíduo. Seu desenvolvimento motor, coordenação, ritmo, equilíbrio e outras capacidades.

  • Música

     

    A música tanto ajuda no nosso desenvolvimento intelectual como no estímulo a criatividade e também na possibilidade de expressar os diversos sentimentos por meio dos sons.

  • Sala de Estudos

     

    Estabelecendo uma parceria de confiança com os pais na condução do processo de ensino e aprendizagem, o projeto garante o atendimento especializado na realização de tarefas estimulando o desenvolvimento de habilidades e competências, oportunizando a ampliação do conhecimento e complementando o ensino formal através de atividades desafiadoras e lúdicas.


    É um espaço no qual, para além do aprender a pensar e aprender a aprender, se permite vivenciar mais intensamente a dimensão social: aprende-se a viver, convivendo; a construir, empreendendo, a discutir, refletindo; a descobrir, pesquisando.

  • Sala do Soninho

     

     

     

    O sono é importante para a aprendizagem, para a regulação da emoção e para o crescimento, além de ser uma necessidade fisiológica. Quando uma criança adormece, é porque está realmente precisando. O mais importante é respeitar a necessidade de descanso do organismo da criança.

  • Cozinha Experimental

     

    A cozinha experimental do Contraturno quer desenvolver o hábito de uma alimentação saudável, compreendendo a origem do alimento e seu valor nutricional, trabalhando em equipe e aprendendo bons modos à mesa.


    A possibilidade de misturar, bater, picar, enrolar, abrir embalagens, desenvolvendo a coordenação motora e proporcionando discussões sobre rótulos, receitas, noções de quantidade, medidas de volume, massa, tempo e divisão, promoverá ricos momentos de aprendizagem significativa.

    Uma modalidade de aprendizagem que provocará uma motivação intrínseca, no sentido de que as crianças estejam mais preparadas para aprender a aprender, e para focar em seus processos de aprendizagem.

  • Sala de Jogos

     

    Sabe-se que o brincar possibilita o desenvolvimento da motricidade, inteligência, sociabilidade, afetividade e criatividade, não sendo somente um instrumento didático facilitador para o aprendizado. Desse modo, os jogos cognitivos no espaço do contraturno irão contribuir para que a criança exteriorize seu potencial criativo e também represente papéis do seu cotidiano e desenvolva sua independência e concentração. Maior desenvoltura ao tomar decisões, pensamento crítico, maturidade intelectual, poder de análise de consequências, aumento da disciplina, responsabilidade das ações, aumento da velocidade de pensamento.

  • Brinquedoteca e Sala de Vídeo

     

    Usa-se vídeos como uma estratégia educativa. O uso dos vídeos acontece geralmente para iniciar um diálogo a respeito dos projetos a serem desenvolvidos, bem como músicas quando se quer explorar a letra e ou criação de paródias. Neste ambiente também se oportuniza o brincar.

  • Parques

     

    A brincadeira é um comportamento socialmente construído, que ajuda a criança a entender a si mesma e ao universo cultural em que está inserida, em função dos materiais, tempo, espaço e parceiros de que dispõe. Quantos conhecimentos, atitudes e habilidades a criança é capaz de aprender quando participa de uma brincadeira de casinha, ou quando interage com um balanço, por exemplo.

  • Bosque

     

    São os momentos em que as crianças podem interagir com o espaço natural. É brincando ao ar livre que as crianças vão reconhecer diferentes texturas, encontrar cheiros e sensações desconhecidas. Podem correr, tornando-as mais ativas, com mais energia para realizar qualquer tarefa.

  • Quadras

     

    Sabe-se que a atividade física melhora a coordenação motora e equilíbrio, a aptidão cardiorrespiratória e auxilia na prevenção da obesidade bem como na sociabilidade. Por estes motivos, os estudantes do contraturno, além das aulas regulares de Educação Física, podem aproveitar deste espaço duas vezes por semana para brincar e ao mesmo tempo se exercitar.

  • Refeitório

     

    Cabe aos pais e professores a tarefa de apresentar novos sabores, novos pratos e muitas estratégias para que as crianças pelo menos provem o que lhes for oferecido. Com este desafio, as professoras tentam desenvolver o hábito de uma alimentação saudável, bem como aprendendo bons modos à mesa.