Notice: Undefined variable: post_ID in /home2/salvatorianasorg/sites/educacao/fatima/blog/wp-content/themes/blog-salvatoriano-2017/single.php on line 76
Notícias

Encerramento do III Congresso de Educação Salvatoriana

O III Congresso de Educação Salvatoriana realizado nos dias 16 a 18 de julho, reuniu educadores dos Colégios Salvatorianos: Imaculada Conceição, Bom Conselho e Nossa Senhora de Fátima; do Colégio Divino Salvador das unidades de Jundiaí e Itu/SP dos Padres Salvatorianos; do Centro Educacional Conde Modesto Leal de Joinville/SC, Creche Mãe do Divino Salvador do Rio de Janeiro/RJ e do Patronato Santo Antônio de São José dos Pinhais/PR, cujos espaços educam com fundamento do Carisma Salvatoriano. O tema desse congresso, “Educador Salvatoriano você é sal da terra e luz do mundo”, na forma que foi tratado nestes dias, expressa nosso jeito de ser e fazer educação.

O último dia do Congresso, iniciou com a Mesa redonda – Práticas exitosas em cada Unidade Operativa sobre a TMCE. A mediação e socialização destas práticas em nossos Colégios Salvatorianos foi dinamizada pela coordenadora pedagógica da Educação Infantil do Colégio Salvatoriano Nossa Senhora de Fátima, Tânia Regina Senem de Souza.

A imagem pode conter: 2 pessoas

A mesa redonda contou com a participação de cada instituição: Colégio Salvatoriano Imaculada Conceição de Videira/SC, a coordenadora pedagógica Silvana Raquel Caregnato Santos e a professora Aline Bertoni; Colégio Salvatoriano Bom Conselho de Passo Fundo/RS, coordenadora pedagógica Gláucia Severo Wendling e a professora Raquel Araci DalForno Casagrande e do Colégio Salvatoriano Nossa Senhora de Fátima de Florianópolis/SC a coordenadora pedagógica Cristina de Almeida Moller. Este momento de troca das experiências do que as escolas salvatorianas vivem em suas unidades, foi um tempo de retomada e motivação para criar novo ânimo para as práticas pedagógicas nas instituições salvatorianas.

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas e área interna

A seguir, foi realizada a palestra com o Professor, filósofo, escritor Gabriel Perissé, com o tema “Comprometimento da Equipe para se atingir a excelência”. Na sua colocação Perissé destacou sete atitudes para a liderança transformadora que são: Conhecimento; Curiosidade; Carisma; Compreensão; Comunicação; Companheirismo e Criatividade. Ainda em sua colocação o professor ressaltou que a educação é uma questão de compromisso, encontro e excelência. “Educar é formar novos líderes”, enfatizou.

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

No final da manhã, foi realizada a cerimônia de encerramento dos três dias de Congresso. A solenidade foi aberta por Irmã Leonila Gubert, Diretora e Coordenadora da Área de Educação do Instituto de Ensino e Assistência Social, que anunciou aos educadores “temos em nosso DNA o compromisso de anunciar Jesus, o Salvador, às crianças, adolescentes e jovens, para que encontrem encantamento e sentido pela vida. Que as famílias que confiam os seus filhos à nossa missão educativa encontrem Deus Salvador através do nosso anúncio e testemunho cristão. Desejo que a alegria vivenciada neste Congresso seja renovada cada dia para que sua missão seja leve e encantadora junto com os estudantes salvatorianos”.

A imagem pode conter: 2 pessoas, área interna

Na sequência, o Padre Alceoni Berkenbrock, educador salvatoriano, ao fazer o envio missionário pediu para todos os congressistas repetirem a seguinte oração: “eu sou como educador sal da terra e luz do mundo. Que o sal seja espalhado a partir das minhas ações. Que a luz ilumine os passos e caminhos a serem percorridos. Que o Deus que tudo sabe me dê sabedoria para continuar minha missão como educador. Amém”. Por fim, todos os educadores em uma só voz cantaram o Hino do Congresso.

Após o almoço, os congressistas despediram-se e retornaram para suas cidades na alegria de ter participado do III Congresso de Educação Salvatoriana, que os impulsionou a estarem mais interligados e afinados no jeito salvatoriano de educar.

 

A imagem pode conter: 8 pessoas, área interna

 

A imagem pode conter: 5 pessoas, área interna

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, criança e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 15 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre

 

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, multidão e atividades ao ar livre

 

Confira o álbum de fotos em: https://goo.gl/Eh6Adn

Outros conteúdos


  • Notice: Undefined variable: post_ID in /home2/salvatorianasorg/sites/educacao/fatima/blog/wp-content/themes/blog-salvatoriano-2017/single.php on line 172
    Notícias

    Teatro de Páscoa

    Continue lendo

  • Notice: Undefined variable: post_ID in /home2/salvatorianasorg/sites/educacao/fatima/blog/wp-content/themes/blog-salvatoriano-2017/single.php on line 172
    Notícias

    Abertura da Semana Santa

    Continue lendo