Notice: Undefined variable: post_ID in /home2/salvatorianasorg/sites/educacao/fatima/blog/wp-content/themes/blog-salvatoriano-2017/single.php on line 76
Notícias

2º Dia do III Congresso de Educação Salvatoriana

Teve início o 2º Dia do III Congresso de Educação Salvatoriana com uma solene Missa presidida pelo dom João Justino de Medeiros, nesta terça-feira, 17 de julho. A missa foi concelebrada pelos padres salvatorianos: Jair Carlesso e Paulo Floriani.

A imagem pode conter: 1 pessoa, chapéu

A primeira palestra do dia, intitulada “Didática e Evangelização: aspectos pedagógicos de um currículo evangelizador”, foi proferida pelo professor Humberto Silvano Herrera Contreras, membro do Setor Universidades da CNBB. Na sua palestra Humberto fez uma análise destes cinco pontos: 1) O currículo como documento de identidade; 2) O currículo evangelizador na escola católica; 3) A integração entre a pastoral e o pedagógico; 4) Indicadores de currículo evangelizador e 5) Por uma docência evangelizadora.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

O professor questionou sobre as marcas de identidade das nossas aulas e também se a nossa proposta curricular está conectada. Humberto recordou que “a escola é uma nova Igreja, onde nós podemos partilhar a Boa Notícia que Jesus nos trouxe”. Ainda de acordo com o palestrante a escola salvatoriana além de proporcionar a qualidade educacional, também precisa oferecer uma qualidade pastoral.

Ao comentar sobre a importância de integrar a pastoral e o pedagógico, explicou que “é na atividade do ensino que realizamos prioritariamente nosso projeto de evangelização”. Humberto ainda recorda que “na escola católica vocês são chamados a ser discípulos de Jesus Cristo”.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, chapéu

A segunda palestra do dia ficou por conta do psicólogo, professor, escritor, mestre em educação Marcos Meier, que abordou o tema “A mediação como pressuposto para a aprendizagem”. Os educadores receberam dicas valiosas de como fazer a criança, adolescente e jovem a se desenvolver a partir da interação-mediação, como também ser um/uma professor/a de excelência.

A imagem pode conter: 4 pessoas

Na sequência aconteceu a palestra da Ir. Dulcelene de Fátima Ceccato (SDS) e Pe. Paulo Floriani (SDS), que juntos abordaram o tema “O diferencial da Educação Salvatoriana: uma vocação a ser vivida”. Ao focar sobre o Carisma Salvatoriano, Pe. Paulo destacou três binômio do carisma que o educador salvatoriano necessita observar: 1) Carismático – conhecer e tornar conhecido Jesus, o Salvador; 2) Apostólico – expandir tanto para fora como para dentro e 3) metodológico – utilizar todos os modos e meios, palavra e testemunho, anúncio e ação. “A escola é um meio privilegiado para realizar a missão salvatoriana”, ressaltou o religioso.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Ir. Dulcelene ao abordar um dos elementos do Carisma Salvatoriano que é a instrução revelou que esta pode vim inspirar uma escola salvatoriana “em saída”. A religiosa apontou também quatro vias para uma educação salvatoriana “em saída” que são: 1) A via ética da Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural (TMCE) ; 2) A via da comunidade; 3) A via do “diálogo dialógico” e 4) A via ampla da reputação versus a via curta da mensurabilidade.

“O desafio para a escola salvatoriana é ser um centro irradiador de saber mais amplo que a educação formal, capaz de debates e ações que formem a consciência, tanto de estudantes quanto de mediadores, colaboradores do corpo escolar”, afirmou a religiosa.

Além disso, defendeu que os processos de ensino e aprendizagem em nossas escolas sejam cheios de sentido para a vida e ao mesmo tempo “correspondam à responsabilidade salvatoriana de responder a “ignorância” mais premente de nosso tempo com a “instrução” ético-moral. Só assim faremos diferença, como faz o sal em nosso alimento e a luz em nossas noites”.

A imagem pode conter: 1 pessoa

A última palestra do dia foi com o Secretário de Educação do Município de Florianópolis, Maurício Fernandes Pereira, que discorreu sobre o tema “Ser Humano: o valor e o poder da palavra”. Na sua reflexão ele enfatizou que o ser humano precisa, então, aprender a conhecer, fazer, ser e conviver, assim como viver apaixonadamente, amar completamente, partir corajosamente. Além disso, destacou duas qualidades fundamentais do ser humano que são: saber ouvir e a humildade.

“Para Ser “Ser Humano” aprende-se no exercício da vida, no convívio, com gestos e comportamentos de Ser Humano, aperfeiçoando-se a partir das experiências e desafios que a própria vida nos impõe”, disse o Maurício.

Foi um dia de grande reflexão e muito aprendizado!

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo

 

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo

 

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo

 

A imagem pode conter: 10 pessoas, pessoas sorrindo

 

A imagem pode conter: 1 pessoa

 

A imagem pode conter: 3 pessoas

 

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo

 

A imagem pode conter: 7 pessoas

 

Confira o álbum de fotos em: https://goo.gl/Vczvjg

 

Outros conteúdos


  • Notice: Undefined variable: post_ID in /home2/salvatorianasorg/sites/educacao/fatima/blog/wp-content/themes/blog-salvatoriano-2017/single.php on line 146
    Notícias

    Celebração Eucarística – Concluintes do Fundamental e Médio 2018

    Continue lendo

  • Notice: Undefined variable: post_ID in /home2/salvatorianasorg/sites/educacao/fatima/blog/wp-content/themes/blog-salvatoriano-2017/single.php on line 146
    Notícias

    Campanha Solidária de Natal

    Continue lendo