Notice: Undefined variable: post_ID in /home2/salvatorianasorg/sites/educacao/fatima/blog/wp-content/themes/blog-salvatoriano-2017/single.php on line 76
Notícias

Abertura do III Congresso de Educação Salvatoriana

Cerca de 300 educadores salvatorianos se reúnem, nesta segunda-feira (16), no Centro de Evangelização Angelino Rosa (CEAR), em Governador Celso Ramos (SC) para o III Congresso de Educação Salvatoriana. O evento traz como tema central “Educador Salvatoriano você é sal da terra e luz do mundo.”

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, multidão, campo de beisebol e área interna
Em meio à animação de músicas a cerimônia de abertura contou com uma calorosa acolhida da direção do Colégio Salvatoriano Nossa Senhora de Fátima. O Grupo de Teatro dos estudantes salvatorianos do Fátima, apresentaram para os congressistas um recorte adaptado da peça de Páscoa deste ano de 2018, a peça encantou e emocionou à todos os presentes.

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, no palco e terno

A Ir. Inês Boesing, Coordenadora Provincial das Irmãs Salvatorianas, fez uma retrospectiva da história educacional da Rede Salvatoriana, ao mesmo tempo, enfatizou o compromisso das escolas salvatorianas serem uma escola em saída. “Ter as portas abertas para colher, mas também para sair, ir ao encontro. Escola em saída, que não prende o Evangelho e o Carisma Salvatoriano dentro de si, mas vive e anuncia, formando discípulos missionários”, destacou a Irmã.

A imagem pode conter: 1 pessoa, no palco

Dom Wilson Tadeu Jönck, Arcebispo de Florianópolis, ao conceder uma benção especial aos participantes, relatou a importância da escola possibilitar aos estudantes vivencias de momentos expressivos, carregados de significados, que venham marcar positivamente a sua história de vida.

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e barba

A abertura prosseguiu com a conferência de Dom João Justino de Medeiros, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da CNBB, abordando o tema “Educar ao Humanismo Solidário: perspectivas para a educação católica”. Para dom Justino a escola precisa oferecer uma educação integral para seus estudantes. “Humanismo integral significa uma atenção para que todas as dimensões da pessoa do educando sejam contempladas e desenvolvidas em harmonia”, explicou o bispo.

A imagem pode conter: 1 pessoa
De acordo com o conferencista, existe uma relação muito importante entre educação e transcendência, esta relação é um dos eixos da educação cristão católica na perspectiva do humanismo integral solidário. “Cada escola há de encontrar meios para propor o conhecimento de Deus revelado por Jesus Cristo, mesmo recebendo alunos não católicos ou não cristãos, que hoje é uma realidade na maioria ou parte das instituições católicas, mesmo assim, a instituição católica anuncia o Evangelho de Jesus Cristo”, sublinhou dom Justino.
O bispo enfatiza que as escolas católicas podem fazer muita diferença na construção de uma sociedade solidária, justa e fraterna, mas estas precisam estar ativa e participante na construção do humanismo integral e solidário.
Ao concluir, dom Justino dirigiu as seguintes palavras aos congressistas: “Jesus Cristo se apresentou como caminho, verdade e vida, esteja ao seu lado caro educador na bonita tarefa de acompanhar crianças, adolescentes e jovens crescendo em sabedoria. Jesus Cristo, Senhor e Salvador seja apresentado e descoberto por muitos alunos, que ainda não o encontraram, ou seja, por seus gestos, nas suas atitudes e nas suas palavras”.

A imagem pode conter: 2 pessoas

 

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas no palco, pessoas em pé e show

 

A imagem pode conter: 7 pessoas, multidão, atividades ao ar livre e área interna

 

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé

 

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sentadas

 

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas no palco e área interna

 

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e terno

 

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas no palco e área interna

A imagem pode conter: 5 pessoas, área interna

 

Confira o álbum de fotos em:  https://goo.gl/PHY9rB

Outros conteúdos


  • Notice: Undefined variable: post_ID in /home2/salvatorianasorg/sites/educacao/fatima/blog/wp-content/themes/blog-salvatoriano-2017/single.php on line 172
    Notícias

    Teatro de Páscoa

    Continue lendo

  • Notice: Undefined variable: post_ID in /home2/salvatorianasorg/sites/educacao/fatima/blog/wp-content/themes/blog-salvatoriano-2017/single.php on line 172
    Notícias

    Abertura da Semana Santa

    Continue lendo