• Colégio Salvatoriano Nossa Senhora de Fátima
  • Colégio Salvatoriano Imaculada Conceição
  • Colégio Salvatoriano Bom Conselho

Pastoral Escolar

Somos um Colégio em Pastoral.

O que isto significa?

A vida, as palavras e os ensinamentos de Jesus Cristo são extremamente educativos, provocadores e mobilizadores de novas posturas, tomada de consciência e testemunho daqueles que o aceitam. Por isso, ser um Colégio “em Pastoral” significa aprender, reaprender e vivenciar cotidianamente o modo de ser, pensar, falar e agir do próprio Cristo, o Bom Pastor.

Como uma instituição eclesial no campo da cultura e educação, empenhamo-nos em desenvolver um processo educativo-evangelizador que leve em consideração as dimensões afetiva, psíquica, cognitiva, física e espiritual de todos os educandos, educadores e familiares.

A Pastoral Escolar, portanto, é ação evangelizadora e pedagógica que procura fazer do Colégio:

Semana Santa e Páscoa

Na Semana Santa e a Páscoa,  no Colégio Salvatoriano Bom Conselho, são realizados momentos especiais  com diferentes grupos, encenando e rezando a realidade de Jesus e a realidade humana de nossos dias.

Páscoa é dizer sim ao amor e à vida; é investir na fraternidade, é lutar por um mundo melhor, é vivenciar a solidariedade humana, cristã, salvatoriana.

Educadores vivenciam a Semana Santa e celebram a Páscoa

Páscoa é a celebração da morte e ressurreição de Jesus, o acontecimento mais importante para todos os cristãos. A preparação pascal, no Bom Conselho, se dá anualmente, através de  celebrações com toda a comunidade escolar, envolvendo, como resposta solidária, a oferta de alimentos que são destinados às famílias carentes e que atendem familiar(es) portador(es) de necessidades especiais. Professores e Funcionários, em sua celebração, também vivenciam este momento de prece, de fé, esperança e de solidariedade.    

Banners sobre a vida do Venerável Padre Francisco Jordan

Mediados, corpo docente, familiares e a comunidade escolar pode conferir os banners que mostraram a trajetória de vida do fundador da Rede Salvatoriana, Venerável Padre Francisco Jordan. A exposição, através de banners esteve no colégio no ano de 2017.

Campanha do Agasalho

A experiência da vida pobre, simples, fiel, comprometida com a vida acontece na passagem da celebração do seu dia. Nesta oportunidade, em particular, os estudantes concretizam sua experiência com atitudes de solidariedade. É realizada a campanha do agasalho em favor das famílias carentes  e que possuem familiar(es) portador(es) de necessidades especiais.

Missa da Família

O Colégio Salvatoriano Bom Conselho celebra anualmente a MISSA DA FAMÍLIA, em agosto, na Catedral Nossa Senhora Aparecida.

Retiro do Terceirão

Aos jovens que concluem o Ensino Médio é oportunizado o retiro. É momento de síntese, de retomada e de início de uma nova etapa acadêmica.

Retiro dos Funcionários e Professores

O Retiro anual de professores e funcionários este ano teve como tema “Rezar e cantar a vida com seus desafios e esperanças” e teve como assessor o Padre Osmar Coppi. Com momentos de espiritualidade e alegria, o retiro foi excelente, sendo um momento importante para o fortalecimento das relações e da própria fé. O Retiro aconteceu em julho,  na Casa Santa Cruz em Passo Fundo.

Semana de Ação de Graças - Novembro

O Colégio Salvatoriano Bom Conselho, anualmente, conclui o ano letivo com a Semana de Ação de Graças, um momento de síntese da Campanha da Fraternidade e outros projetos que defendem a vida. Esse evento se estende por seis dias e cada evento conclui com o nascimento de Jesus Salvador.

Nesta oportunidade todos partilham um alimento não perecível para a formação das cestas que são destinadas às famílias carentes e com portadores de necessidades especiais.

JPIC - Justiça, Paz e Integridade da Criação

“Para que haja paz é preciso que cada um respeite, prestigie e salvaguarde os direitos do outro e a integridade de sua vida”. (Venerável Padre Jordan)

JPIC – Causa mundial, abraçada também pelo Colégio Salvatoriano Bom Conselho -  é um serviço que atua na defesa da justiça, paz e integridade da criação, através do cuidado com as pessoas e com a casa comum.  Precisamos descobrir o rosto de Deus, em Jesus, que se revela na história. Viver, o seguimento do Senhor, com lucidez e compaixão, num mundo injusto, ferido e violento. Discernir os sinais de vida que Jesus está nos mostrando, falando e  suscitando hoje.

Uma ação pela paz - Preocupados com a paz, os estudantes dos cursos de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, concretizaram seu pedido de paz no coração, nas famílias, na escola e no mundo,  através da confecção do pão em forma de POMBA DA PAZ, levando-a para casa e partilhando com a família.

Pastoral Juvenil Salvatoriana - PJS

Pastoral: É a ação organizada do pastoreio da Igreja para alimentar e orientar os fiéis no seguimento de Jesus. É fazer o que Jesus fez, como Bom Pastor; é continuar sua missão a favor da vida plena, segundo o Plano de Deus. A pastoral pressupõe a ação evangelizadora que leva à conversão a Jesus e à sua causa.

Juvenil: É um termo atualizado pelo documento de estudo da cnbb - 103, que contempla um resgate histórico da Pastoral da Juventude. O referido termo foi atualizado pela Igreja por acreditar e favorecer cada vez mais os sonhos juvenis, desta forma, os mediados dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio da Rede Salvatoriana integrarão a ação de evangelização.

Salvatoriana: É a nossa identidade, a nossa marca, trabalhada a partir da missão, carisma e espiritualidade específicas da Família Salvatoriana

Objetivo Geral da PJS: Oferecer a grupos de adolescentes e jovens, oportunidades para crescerem de forma humana e cristã, de modo que estes, por um intenso processo de amizade, participação e evangelização, sejam apóstolos de seus próprios colegas, tenham as bases para darem razões de sua fé, para o compromisso com Jesus e sua Igreja, e, além disso, para o engajamento social, segundo os valores do Evangelho e da identidade salvatoriana.

Objetivos Específicos:

a) Animar uma sadia amizade cristã entre os integrantes do grupo gerando vínculos afetivos.
b) Capacitar os adolescentes e jovens para o senso crítico diante dos contra-valores que a sociedade lhes apresenta.
c) Oferecer aos adolescentes e jovens ricas experiências com Jesus Cristo, com a Igreja, com a missão, possibilitando a vivência dos valores humanos e cristãos.
d) Contribuir no discernimento vocacional auxiliando na construção do projeto de vida.
e) Despertar, exercitar e formar lideranças para a Igreja e a sociedade.

Confira nossa Liturgia Diária