Notice: Undefined variable: post_ID in /home2/salvatorianasorg/sites/educacao/bomconselho/blog/wp-content/themes/blog-salvatoriano-2017/single.php on line 76
Notícias

2ª edição do Corujinha BC

A 2ª edição do Corujinha BC aconteceu neste sábado, 10 de agosto. Confira abaixo as atividades desenvolvidas:

2º ano EFI

Professora: Andréa Rossi Seady
Disciplina: Língua Portuguesa
Tema: Sussurrofone

Este plano foi desenvolvido pensando em contemplar as crianças que estão alfabetizadas, porém com um cuidado voltado para aquelas que ainda encontram-se em processo de alfabetização.

Objetivo: Incentivar o hábito da leitura de uma forma divertida, proporcionando aos estudantes a oportunidade de ouvir a própria voz enquanto leem, gerando melhoras na fala, ritmo, fluência e entonação.

O que é um sussurrofone? É um instrumento que permite a captação individual da voz, amplificação e retorno. Essa ferramenta, escuta a própria voz em forma de sussurro. Aumenta o volume da fala em até 10 vezes, tornando a concentração mais fácil. Pode ser utilizado em sala de aula e também em casa para fazer o tema. Os estudantes construíram e utilizaram o sussurrofone lendo textos entregues pela professora.

 

Disciplina: Ciências
Professora: Gabriela de Lima Antunes
Tema: Alimentação Saudável

Foi trabalhado com os estudantes, em uma roda de conversa, o conteúdo já trabalhado no livro de Ciências do Positivo, além de um vídeo informativo sobre os nutrientes necessários no nosso organismo, bem como, doenças e complicações que podem acontecer no caso de carência de algum nutriente. Foi explanado e discutido acerca dos vídeos e com massinha de biscuit, os alunos foram desafiados a montar um prato com uma alimentação adequada, contendo todos os nutrientes que o nosso organismo necessita.

Objetivo: Aprimorar o conhecimento sobre alimentação saudável, retomando o que foi aprendido no livro Positivo, e colocando em prática o que foi conversado após o vídeo informativo sobre todos os nutrientes que necessitamos no nosso corpo, bem como o que pode acontecer quando há carência deles no nosso organismo.

 

Disciplina: Matemática
Professora: Josiane Zauza Rosa
Tema: Jogos matemáticos

Identificação dos numerais, antecessor e sucessor, cálculos de adição e subtração e números vizinhos.

Objetivo: Contar e a reconhecer os números, desenvolver o raciocínio lógico, estratégia, reflexão através dos jogos matemáticos.

Jogo Bingo das contas: (o aluno deve associar o numeral à quantidade, realizando cálculos mentais e também vai perceber que operações diferentes podem levar a um mesmo resultado).
Jogo dos vizinhos: (cobrir os números do tabuleiro usando as operações matemáticas adição e subtração).
Desafio: (operações matemáticas em que o aluno deverá fazer o cálculo mental e descobrir o resultado, o vencedor será quem terminar primeiro o desafio).
Corrida dos números: (Os jogadores começam no quadradinho número 1, revezando- se para jogar. Se o pino parar em um quadradinho colorido, deve seguir as instruções conforme indicado na legenda. Ganha quem chegar primeiro ao final do tabuleiro).

 

3º ano EFI

Disciplina: Ensino Religioso
Professora: Leane Mendiola
Tema: Amizade em Deus

Na Bíblia é possível ver que a amizade é muito importante e somos encorajados a fazer amigos e a cuidar deles (Provérbios 27:10). A amizade une pessoas e pode criar laços muito fortes. Deus criou o homem como um ser social, para ter um relacionamento saudável com outros indivíduos. Por isso, Ele coloca pessoas especiais no nosso caminho, amigos que melhoram a nossa vida e lutam do nosso lado quando é preciso (Provérbios 17:17). A amizade é uma forma de expressar amor.

Objetivo: Desenvolver a socialização e amizade conforme Deus nos ensinou. Incentivar e estreitar vínculos entre a turma através da espiritualidade.

A atividade foi desenvolvida através de vídeos, música, oralidade e escrita.

 

Disciplina: Produção textual
Professora: Pâmela Lima
Tema: Jogo Fábrica de Contos

No livro “Histórias de (não) era uma vez”, os estudantes utilizaram os contos para produzir suas produções textuais. Assim, no Corujinha eles tiveram que criar novas histórias dos contos infantis, com a ajuda da caixa mágica, onde encontraram frases e objetos para transformar o conto literário.

Objetivo: Estimular a criatividade através da imaginação, desenvolver a socialização, com descontração e a aproximação entre os membros do grupo e trabalho em equipe.

A turma foi dividida em grupos de cinco participantes, cada equipe teve cinco cartas e cinco objetos, para utilizar na sua contação. Cada carta continha uma frase para ajudar a iniciar a história. Os alunos juntaram-se e jogaram juntos, utilizando as mesmas cartas como guia da história.

 

Disciplina: Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, História e Geografia
Professora: Elizandra de Tomas
Tema: Revisão de conteúdos atuais

Observando e avaliando o processo das quatro turmas do 3º ano, percebe-se a necessidade de retomar e aprofundar alguns conceitos atuais das disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, História e Geografia para assim, dar continuidade a caminhada e crescimento do 3º ano.

Objetivo: Aprofundar o conhecimento sobre alguns conteúdos atuais das respectivas disciplinas.

Brincando de “Dança das cadeiras”, o estudante que ficar sem cadeira, vai até a caixinha surpresa e retira um desafio dela, o qual deve resolver.

 

4º ano EFI

Disciplina: Integrado
Professor: Elisa de Anunciação Dias Fior
Tema: Jogos Pedagógicos

O momento da brincadeira é de grande importância no período da infância, pois, ela contribui de forma significativa para o desenvolvimento integral da criança. Segundo Piaget (1976), o brincar é a expressão corporal e do desenvolvimento na fase infantil, onde se promove a interação, a socialização e a troca de experiência.

Objetivos: Incentivar a vivência de valores como: cooperação, respeito, justiça, solidariedade, auto-estima. Favorecer a interação entre os estudantes e o meio ambiente, construindo regras, normas e atitudes positivas, visando formar cidadãos críticos e participativos.

Jogo Cooperativo: pega copo, vira copo, passa copo.
Trilhas Pedagógicas: Prêmios e Tarefas; De Olho na Pista; Cão e Gato.

 

Disciplina: Língua Portuguesa e Matemática
Professor: Maríndia Mariele de Oliveira Rech
Tema: Roleta Multidisciplinar

Em Língua Portuguesa foi estudado contos e lendas, que tem como objetivo o resgate de textos tradicionais que também fazem parte de nosso folclore brasileiro como as adivinhas. Cálculos matemáticos praticamos, durante todo ano letivo.

Objetivo: As adivinhas, também conhecidas como adivinhações ou “o que é, o que é”; são perguntas em formato de charadas desafiadoras que possui o objetivo de desafiar e fazer com que os estudantes pensem e se divirtam ao mesmo tempo. Além de praticar a leitura, interpretação e raciocínio lógico. Já, a resolução dos cálculos matemáticos (com as quatro operações), necessita que os alunos resolvam utilizando o conhecimento da tabuada, do raciocínio lógico e dos conhecimentos básicos da matemática.

 

Disciplinas: Artes visuais; Matemática; Ciências
Professora: Alessandra kunz da Silva
Tema: Oficina de Slime

Explorar as inúmeras possibilidades de manipulação da massinha de slime para descobrir novas formas, cores, combinações, texturas e movimentos, permitindo a construção do conhecimento pela criança. Observar o ciclo da construção, desconstrução e reconstrução no processo de transformação da massinha de slime por meio da ação humana.

Objetivo: Aguçar os sentidos do tato, olfato e visão. Estimular o desenvolvimento da coordenação motora fina. Desenvolver a criatividade e a imaginação por meio do jogo simbólico. Estimular o fazer artístico, a apreciação e o respeito por sua produção e pela dos demais colegas. Ajudar a criança a controlar a ansiedade.  A desenvolver o autocontrole e a exercitar a paciência.

 

 

Outros conteúdos


  • Notice: Undefined variable: post_ID in /home2/salvatorianasorg/sites/educacao/bomconselho/blog/wp-content/themes/blog-salvatoriano-2017/single.php on line 172
    Notícias

    Nível V no Pense +

    Continue lendo