Notice: Undefined variable: post_ID in /home2/salvatorianasorg/sites/educacao/bomconselho/blog/wp-content/themes/blog-salvatoriano-2017/single.php on line 76
Notícias

Biblioteca: Entrega da premiação do 1° Concurso de Escrita

A Biblioteca Padre José Anchieta promove desde o início do ano o Projeto Ser Leitor Salvatoriano. Muitas leituras foram realizadas pelos estudantes, ajudando-os a desenvolver sua criatividade, escrita e conhecimento de mundo. Pensando nisso, no mês de julho a Biblioteca promoveu o “1° Concurso de Escrita do Colégio Bom Conselho”. Estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio foram convidados a concorrer com textos originais em duas categorias: poema e conto. Os textos dos alunos foram recebidos até o dia 15 de julho. Uma comissão de jurados foi chamada para a avaliação desses textos: os professores Luan Henrique Fogolari e Ivan Lucas B. Faust avaliaram os poemas e os professores Matheus de Lima Lopes e Aline Ractz Silva avaliaram os contos.

Na manhã desta sexta-feira (19/07) foram anunciados os ganhadores de cada categoria. O poema intitulado “Cais do Porto” do estudante Arthur Mosna (3ª Série) foi o ganhador da categoria poema, seguido do poema “Morom”, do aluno Lucca Queiroz (3ª Série), que ficou em segundo lugar. Já na categoria conto, o ganhador foi o conto “Mudanças” da aluna Luana Bortolloto (9° ano, T2) e em segundo lugar o conto “A melhor das bruxas” da aluno Kalyandra Borowski (6° ano, T1). Abaixo o parecer avaliativo dos poemas e contos:

CAIS DO PORTO – Arthur Mosna (3ª Série) 

Cais do porto apresenta criatividade com palavras bem escolhidas e empregadas. O eu-lírico expressa estar em região de “beira-mar” a espera de seu “bem”. Termos como vento e brisa gelada remetem à estação do inverno e, possivelmente, traz a sensação da melancolia e solidão que está expressado no poema pela “saudade”. A terceira estrofe traz uma reflexão genérica para todas as pessoas, sugerindo que entrem em conflito elas mesmas, a fim de propor empatia uns com os outros, o que de certa forma pode estar associado à solidão do eu-lírico ou a uma discrepância da sequência apresentada nas estrofes. Por fim, o eu-lírico pede que seu amor volte antes que envelheça, mas antes de gritar um grito de guerra que fica pouco claro (afinal, se esse amor não corresponder, haverá mais sofrimento como acontece em guerras ou esse que pede sugere uma consequência negativa?). De modo ínfimo, há um ou outro problema de pontuação.

MOROM – Lucca de Queiroz (3ª Série)  

O poema Morom instiga uma curiosidade no leitor. Espera-se que o poema traga alguma referência ao seu título, mesmo que a palavra não surja, como ocorre em Áporo, de Drummond. Entretanto, não há indicação alguma. Talvez, considerando o contexto de Passo Fundo, pode-se lembrar do nome de uma rua, mesmo assim a referência fica pouco clara. Por outro lado, percebe-se que o eu-lírico expressa seus sentimentos de saudade justamente em um anoitecimento de um dia que só é percebido por ele. A melancolia também é expressa por termos como “frio”, “nebrina”, “noite”, “lágrima”, “chuva”, “tchau”. O eu-lírico também expressa tristeza pelo derramar de uma lágrima que turva – ou risca – sua visão. Na última estrofe, ocorre um movimento de escrita metaficcional em que o poema se refere a ele mesmo, o que pareceu quebrar a sequência das imagens expressas nas estrofes anteriores. Há um ou outro desvio de regência.

MUDANÇAS – Luana Bortolloto (9° ano, T2)  

O conto da aluna mostra-se contemporâneo e adequado ao gênero. É um texto culto e transmite o sentimento do autor. De cunho reflexivo e social.

A MELHOR DAS BRUXAS – Kalyandra Borowski (6° ano, T1)  

O conto da aluna Kalyandra é envolvente, parece ter sido inspirado em Harry Potter. É um conto simpático e fornece uma leitura agradável aos leitores. Mais voltado para a faixa etária infanto-juvenil, o texto é bem estruturado, coerente e linear. Apresenta um ou outro problema de concordância, mas é criativo e divertido.

 

A Biblioteca, os professores e a coordenação parabeniza os vencedores e os participantes do concurso. Os vencedores de cada categoria ganharam cada um um vale-presente da Delta Livraria, um caderno de escrita e um certificado. O 2° lugar de cada categoria foi premiado com um caderno de escrita e um certificado. Abaixo está a relação da colocação dos alunos:

 

Poema

1° Lugar: Arthur Mosna

2° Lugar: Lucca de Queiroz

 

Conto

1° Lugar: Luana Bortolloto (não estava na aula no dia da entrega da premiação)

2° Lugar: Kalyandra Borowski

 

 

Os alunos podem conferir seus pareceres avaliativos na Biblioteca. Obrigado a todos os demais participantes, parabéns e boas férias!

Outros conteúdos