Notice: Undefined variable: post_ID in /home2/salvatorianasorg/sites/educacao/bomconselho/blog/wp-content/themes/blog-salvatoriano-2017/single.php on line 76
Notícias

7º ano: Maquete dos “principais povos que migraram para o Brasil”

A migração externa teve papel fundamental na formação da nação brasileira. A miscigenação entre indígenas, portugueses e africanos formou a base da população. Além disso, principalmente a partir do século XVIII, o país passou a receber pessoas vindas de outros continentes, especialmente da Europa. Isso proporcionou ao Brasil uma versatilidade cultural ainda maior. Com base nisso, as turmas de 7º ano, na disciplina de Geografia, confeccionaram maquetes que representaram diversos povos estudados.

O professor realizou um sorteio, em sala de aula, com os seguintes povos: alemães, italianos, portugueses e açorianos, sírios e libaneses, japoneses. Após, cada grupo ficou responsável por pesquisar sobre seu país sorteado e todos os itens pesquisados deveriam ser representados em uma maquete.

Na maquete deveria conter as seguintes informações:
– 1 boneco vestido com um traje típico do país de origem.
– 1 animal da pecuária mais característica do país de origem
– Bandeira do país/arquipélago
– Algumas expressões no idioma, seguida de sua tradução.
– 1 a 2 produtos agrícolas típicos do local de origem

Com esta atividade, além de aprenderem sobre outras nações que vieram para o Brasil, por meio da pesquisa, os estudantes desenvolveram, ainda, a criatividade, a motricidade fina, o trabalho em equipe, a troca de conhecimento entre os integrantes, onde os mesmos exercitam suas capacidades de comunicação em busca de um mesmo objetivo.

Pensando em trabalhar a sustentabilidade e reutilização de produtos,  o isopor foi deixado de lado e a base da maquete foi a tampa de caixa de pizza.  Os grupos ficaram livres na questão da criatividade para usarem o material que quisessem para a montagem do trabalho. O resultado foi sensacional. Os estudantes realmente se dedicaram na confecção das maquetes e com isso, o aprendizado foi mais eficiente.

O objetivo desta atividade foi analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.

 

Outros conteúdos


  • Notice: Undefined variable: post_ID in /home2/salvatorianasorg/sites/educacao/bomconselho/blog/wp-content/themes/blog-salvatoriano-2017/single.php on line 146
    Notícias

    Semana da Criança

    Continue lendo