Notice: Undefined variable: post_ID in /home2/salvatorianasorg/sites/educacao/bomconselho/blog/wp-content/themes/blog-salvatoriano-2017/single.php on line 76
Notícias

A 1ª edição do Corujinha BC foi um sucesso

No sábado, 30 de abril aconteceu a 1ª edição do Corujinha BC 2019. Participaram os estudantes do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental I.

Confira abaixo as atividades desenvolvidas:

1º ano

Tema: Aquarela!

Disciplinas desenvolvidas: Artes, Língua Portuguesa, Educação Física, Música. (Professoras: Fernanda, Luciane e Rúbia)

Objetivo: A partir da música “Aquarela”, do Toquinho, foi explorado a oralidade, a escuta, vocabulário, cores, ritmo, movimento, atenção. A música trabalhada foi pensada de acordo com o projeto anual das turmas: “Escrevendo e pintando nossa história…”

Atividades desenvolvidas:

Oficina da brincadeira: Brincadeiras no pátio envolvendo as cores.

Oficina de música: Ao som da música ‘Aquarela’ localizaram as cores/twister.

Oficina das cores/pintura: Ilustração da música no tablet.

 

2º ano

Tema: Par e ímpar

Disciplina: Matemática (Professora Josiane)

Objetivo: Construir noções de número par e ímpar; Trabalho em equipe (duplas); Cálculos de adição.

Atividade desenvolvida: A turma foi organizada em pares para descobrir se o número de alunos é par ou ímpar. A professora realizou uma conversa sobre as partes do corpo humano que aparecem em pares (olhos, orelhas, pés, mãos, sobrancelhas, braços…),  também sobre quais objetos utilizamos em pares (meia, luva, chinelo, tênis…). Após, deu-se início ao jogo “É par ou ímpar”.

 

Tema: Energia solar

Disciplina: Ciências (Professora Gabriela)

Objetivos: Conhecer as grandes descobertas, valorizando toda a evolução que houve no mundo; compreender a importância da energia solar para o nosso dia a dia e comparar e relacionar como as pessoas viviam antigamente e atualmente.

Atividades desenvolvidas: Por estarem estudando a energia solar, e a importância do sol para as nossas vidas, foi realizada a experiência do livro e assistido um vídeo sobre algumas descobertas importantes, que facilitam nossa vida.

 

Tema: Passa a bomba

Disciplina: Língua Portuguesa (Professora Andréa)

Objetivo: Associar a imagem a palavras relacionadas.

Atividades desenvolvidas: Este plano foi desenvolvido pensando em contemplar as crianças que estão alfabetizadas, porém com um cuidado voltado para aquelas que ainda encontram-se em processo de alfabetização. Na atividade passa a bomba, uma criança pega a bomba e começa a passar de mão em mão ao som do tic tac de um relógio. No momento em que o som da bomba explode, o(a) estudante que ficou com a bomba, deverá pescar uma cartinha do monte ao centro do círculo e ler em voz alta o que está escrito na imagem, respondendo com uma palavra relacionada. Ex: cartinha com imagem de sala de aula (a criança pode responder quadro, classe, armário)

 

3º ano

Tema: Alimentação

Disciplina: Ciências (Professora Elizandra)

Objetivo: Aprofundar o conhecimento sobre os alimentos, estimulando os hábitos alimentares saudáveis.

Atividades desenvolvidas: Os estudantes assistiram ao vídeo “Nutriamigos – É só você provar” (Ministério da Cultura, PEN e HGN). Refletiram sobre o papel da alimentação para uma vida saudável e geradora de energia para as atividades diárias. Após, realizaram três experiências práticas para perceber os riscos “escondidos” em certos alimentos industrializados:

1º) Química do refrigerante: reação química da mistura de água sanitária no refrigerante,

culminando na destruição da coloração artificial presente no mesmo.

2º) Ação do sal no organismo: mostrando o quanto o consumo excessivo de sal retêm líquido

nos vasos sanguíneos aumentando o risco de pressão alta e outras doenças.

3º) A prova do iodo: para testar a presença de amido nos alimentos (batata, miolo de pão,

frango, arroz, sal, amido de milho).

 

Tema: Jogos cooperativos

Disciplina: Interdisciplinar (Professora Leane)

Objetivos: Desenvolver atenção, cooperatividade e socialização; incentivar e estreitar vínculos entre a turma e trabalhar a motricidade ampla.

Atividades desenvolvidas: Jogos: Volençol (O jogo é cooperativo, sem excluir a competição); Passa bala na colher; Centopeia maluca ; Amarrados; Pé com pé ; Construindo caminho ; Caçapa na garrafa.

 

Tema: Jogando boliche da matemática e na teia da dona aranha

Disciplina: Matemática (Professora Núbia)

Objetivos: Estimular a aprendizagem da tabuada através de recursos pedagógicos que despertem no estudante o interesse e o gosto pelo estudo da mesma; mostrar que a tabuada pode ser aprendida através de jogos e brincadeiras esquecendo um pouco as equações e fórmulas; facilitar a assimilação e compreensão com o raciocínio lógico da tabuada e despertar os alunos para compreensão das tabuadas através de jogos.

Atividades desenvolvidas:  O conteúdo desenvolvido estava diretamente relacionado com a sala de aula e com as atividades das tabuadas de multiplicação e divisão, observando a dificuldade apresentada pelas turmas em fazer relação da rotina com as tabuadas estudadas em sala de aula até o momento, pois os jogos de matemática exploram, brincam e faz com que os educandos aprendam de maneira divertida.

4º ano

Disciplina: Artes (Professora Alessandra)

Objetivo: Desenvolver a motricidade fina, através da pintura, do recorte, da colagem; confecção e decoração da cestinha de Páscoa com caixa de leite, usando materiais diversos. E motivar o trabalho em grupo, despertando a solidariedade e a partilha de materiais.

Atividades desenvolvidas:  Separados em grupos, os estudantes fizeram suas cestinhas de Páscoa, usando materiais recicláveis (caixa de leite) e materiais diversos, como: tintas, fitas coloridas, papeis coloridos, pinturas, desenhos. Essa cestinha será utilizada para colocar a lembrancinha de Páscoa que será dada pelo colégio e também o saquinho de chá de marcela.

 

Tema: Resgate de brincadeiras folclóricas

Disciplina: Integrado (Professora Elisa)

Objetivos: Reviver brincadeiras que dizem muito sobre o tempo, a cultura e as características de cada lugar, reconhecendo a importância destes como elementos da cultura local; incentivar a vivência de valores como: cooperação, respeito, justiça, solidariedade, auto – estima; explorar movimentos com o corpo, promovendo o desenvolvimento da motricidade ampla, equilíbrio e lateralidade; conservar a memória e o prazer proporcionado por brincadeiras, possibilitando às criança conhecimento de que brincar não é apenas manusear objetos e jogos eletrônicos.

Atividades desenvolvidas: Cantigas de roda: Eu sou pobre de Marré, Gato e Rato, Ciranda-cirandinha, Pai Francisco, Menina Galante, etc.

 

Tema: Passa ou repassa

Disciplina: Português, Geografia, Matemática, História, Filosofia, Ensino

Religioso e Ciências (Professora Maríndia)

Objetivo: Fazer com que o aluno aprimore seus conhecimentos através de um jogo de perguntas e respostas. Fixar conceitos e estimular os alunos no aprendizado. Pois, é através das brincadeiras que as crianças ampliam seus conhecimentos sobre si, sobre o mundo e sobre tudo ao seu redor.

Atividade desenvolvida: Os estudantes foram divididos em dois grupos e a professora selecionava uma pessoa de cada equipe para responder as questões. O estudante tinha o tempo de dez segundos para responder a pergunta, logo após que apertar o botão. Caso, respondesse errado o ponto era lançado para a equipe adversária.

Outros conteúdos


  • Notice: Undefined variable: post_ID in /home2/salvatorianasorg/sites/educacao/bomconselho/blog/wp-content/themes/blog-salvatoriano-2017/single.php on line 146
    Notícias

    Biblioteca: Entrega da premiação do 1° Concurso de Escrita

    Continue lendo

  • Notice: Undefined variable: post_ID in /home2/salvatorianasorg/sites/educacao/bomconselho/blog/wp-content/themes/blog-salvatoriano-2017/single.php on line 146
    Notícias

    Estudantes da 2ª série participaram de Audiência Pública no Fórum de Passo Fundo

    Continue lendo