Notícias

Viagem de estudos da 1ª série do Ensino Médio foi para Itá

No dia 27 de novembro os estudantes da 1ª série do Ensino Médio realizaram uma vigem de estudos a Itá, tendo como principal objetivo conhecer a Usina Hidrelétrica. A atividade teve início no Centro de Divulgação Ambiental da Usina Hidrelétrica Itá – CDA, que possuí um salão de exposições, onde encontra-se um resumo dos 23 Programas socioambientais, desenvolvidos através do Projeto Básico Ambiental da UHE Itá. Estes programas estão evidenciados de forma visual possibilitando aos visitantes do CDA o conhecimento da história da região, e como foi o processo de construção da Usina Itá. Em maquetes e painéis estão elencadas as fases que foram fundamentais, o saber técnico nas mais variadas áreas do conhecimento, o entusiasmo e a dedicação durante
quase duas décadas, de muitas pessoas, empresas, universidades e órgãos governamentais. No mesmo espaço, nossos estudantes conheceram um pouco sobre a história da construção da usina.

A construção da UHE ITÁ foi concretizada através de uma parceria com a iniciativa privada viabilizada pelo Consórcio Itá, tendo um custo da ordem de R$ 1 bilhão (em valores da época). Durante a sua construção gerou cerca de 2500 empregos diretos e 1500 indiretos, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região. O desvio do rio foi efetuado através de cinco túneis, com aproximadamente 500m de comprimento cada. A barragem é constituída por uma face de concreto de 125 metros de altura e três diques auxiliares de 22 a 29 metros de altura. O vertedouro principal, com seis comportas está localizada na ombreira direita da barragem, enquanto o vertedouro auxiliar com quatro comportas, na margem esquerda sobre os túneis de desvio superiores.

O reservatório da UHE ITÁ inunda aproximadamente 103 km² de terras, abrangendo um total de 11 municípios, 7 em Santa Catarina e 4 no Rio Grande do Sul. A antiga cidade de Itá ficou debaixo d´água, sendo necessário construir uma nova cidade mais acima.

Após o momento de estudos os estudantes desfrutaram de momentos de lazer no Parque Aquático Itá Termas.

 

Outros conteúdos