Notícias

I Feira das Religiões Afro-brasileiras

No dia 20 de novembro aconteceu no Colégio Salvatoriano Bom Conselho a I Feira das Religiões Afro-brasileiras. Esta atividade foi realizada com as turmas do 8º Ano do Ensino Fundamental I dentro das atividades de mediação do Componente Curricular Ensino Religioso, sob a supervisão do professor Ângelo . A proposta fundamental da atividade foi fomentar os jovens estudantes a refletirem sobre a presença das religiões da tradição africana e suas influências na constituição religiosa brasileira. Assim sendo, os alunos desenvolveram atividades de pesquisa sobre as religiões afro-brasileiras no decorrer do 3º trimestre letivo e elaboraram trabalhos a serem apresentados para todas as turmas do Colégio nos turnos da manhã e tarde.

Este foi um espaço de troca de conhecimentos e provocação para a construção de um pensamento religioso aberto a diversidade, onde exista o respeito as mais diversas formas de religiosidade, sem distinções. Tal fundamento vai de encontro a um dos núcleos que move nossa Instituição de Ensino, dentro das aulas de Ensino Religioso: fomentar o espírito de colaboração, convivência, trabalho em equipe e, acima de tudo, o diálogo inter-religioso.

Esta mostra constituiu-se dentro do ambiente escolar como atividade que contempla a vivência do Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de Novembro, como sinal de busca por espaços de reflexão e combate a qualquer forma de preconceito na sociedade brasileira, que possui um dos mais ricos e expressivos universo religioso e diversidade cultural.

 

 

Outros conteúdos