Notícias

Nível III realiza atividades sobre o corpo humano

De 25 de maio a 15 de junho, os estudantes da Educação Infantil, nível III aprenderam sobre o corpo humano. A turma brincou com a música “cabeça, ombro, joelho e pé”, depois brincaram de mímica em frete ao espelho e realizaram o registro do rosto em um plástico fixado no espelho da sala.

A história da “Ana, o cachorro e a boneca”, da autora Léia Cassol facilitou para que as crianças observassem suas diferenças e o álbum com as fotos dos estudantes possibilitou que criassem outros rostos de forma muito divertida, por exemplo, o olhos do Matheus com a boca e o queixo da Alice. Com suas fotos coladas em corpos de plástico os pequenos colocaram terra e depois alpiste para que pudessem observar o crescimento do cabelo maluco.

Através da brincadeira das sensações com venda nos olhos, as crianças tinham que adivinhar o cheiro de perfume, o som do chocalho, plástico e o gosto do sal, açúcar e limão. Teve também quebra-cabeça com a foto do estudante onde eles as receberam recortadas e em tiras e tiveram que montar e colar em uma folha formando seu rosto. Com uma fita métrica puderam observar a medida de cada colega e depois representar seu tamanho com carimbo das mãos. Realizaram o contorno do corpo no papel pardo, depois, no pátio da escola, com pincel e tinta, representaram suas roupas através da arte e foto do seu rosto.

Por fim, com o jogo: identifique as partes do corpo, um boneco menino e um menina tendo somente o contorno do corpo fez com que as crianças colocassem as partes do corpo nos seus lugares corretos.

Essas atividades objetivaram expressar a criatividade do estudantes em atividades de arte ampliando seu conhecimento de criação e identidade; ouvir e cantar canções, desenvolvendo memória musical, sentimentos e pensamentos; identificar as partes do corpo valorizando suas funções; explorar as sensações; desenvolver a coordenação motora; trabalhar movimentos; estimular a atenção, imaginação, criatividade e a socialização além de valorizar a diversidade.

Outros conteúdos