Notice: Undefined variable: post_ID in /home2/salvatorianasorg/sites/educacao/bomconselho/blog/wp-content/themes/blog-salvatoriano-2017/single.php on line 76
Notícias

Palestra: “Mais um Severino igual em tudo na vida”

Na manhã de hoje, os estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II e a 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio, participaram da palestra “Mais um Severino igual em tudo na vida”, do acadêmico de medicina, Eduardo Dombroski da Silva. Embora o título faça uma alusão ao poema Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, a palestra de Eduardo traz uma temática motivacional e esclarecedora em relação aos estudantes e suas possibilidades de mudar a realidade em que vivem, transformar o seu futuro e o de suas famílias através do estudo. “Sabemos que no Brasil somos todos severino igual em tudo nessa vida, lutando diariamente para conseguir – não esporádicas vezes – colocar comida na mesa. Quem dera, então, fazer uma faculdade ou um curso técnico ou ter um emprego de respeito e dignidade? E somos muitos severinos vivendo nessa vida severa, e não somos orientados por onde podemos seguir, nem quais os caminhos que estão abertos para nós”, diz Eduardo.

Coordenação e orientação pedagógica, buscaram através desta palestra fomentar e incentivar hábitos de estudo. “É uma conversa de jovem para jovem. É um estímulo e uma forma de olhar para as próprias capacidades. O Eduardo apresentou o quão necessário é termos persistência para se alcançar os nossos objetivos, traçando metas claras e concretas”, explica a coordenadora pedagógica do EF II e EM, Ângela Mara Berlando Soares.  “Buscamos através desta palestra mostrar aos estudantes que sim, é possível. Que precisamos buscar mais, nos dedicarmos aquilo que almejamos. Também a importância que tem o estudo para a vida”, diz a orientadora educacional do EF II e EM, Alessandra Goelzer Alves Antunes.

Eduardo faz palestras em escolas públicas e particulares, além de empresas, mostrando que há possibilidade de fazer diferente, de quem quer estudar – poder estudar, por mais difícil que seja a sua vida e de suas famílias. Porque, por mais que sejamos muitos severinos iguais em tudo na vida, não poderemos morrer de morte igual: a mesma morte severina, que é:
“Morte que se morre
de velhice antes dos trinta,
de emboscada antes dos vinte
de fome um pouco por dia
(de fraqueza e de doença
é que a morte severina
ataca em qualquer idade,
e até gente não nascida)”.

 

Sobre o palestrante:
Eduardo Dombroski da Silva, 25 anos, natural de Mato Grosso, residente em Passo Fundo, ex-estudante de escola pública, acadêmico de Medicina, aprovado em 3 universidades, sendo duas federais e uma particular com bolsa 100%. Co-fundador e ex vice-presidente da Liga Acadêmica de Gastroenterologia Clínica e Cirúrgica do Hospital da Cidade de Passo Fundo, Ex-presidente da International Federation of Medical Student’s Association Brazil of UPF (IFMSA BRAZIL – UPF), voluntário na Força Voluntária do Norte Gaúcho, atuando na assistência à sociedade em momentos de desastres e auxílios aos órgãos competentes, bolsista do programa PET-SAÚDE do Ministério da Saúde, selecionado, através da Diplomacia Civíl, para participar do Foro de los Países de America Latina y el Caribe sobre o Desarollo Sostenible, no Chile, como parte da delegação na ONU, palestrante, sonhador, perseverante e um eterno aprendiz.

 

Outros conteúdos


  • Notice: Undefined variable: post_ID in /home2/salvatorianasorg/sites/educacao/bomconselho/blog/wp-content/themes/blog-salvatoriano-2017/single.php on line 172
    Notícias

    Nível V no Pense +

    Continue lendo