Notícias

Oração pelos jovens migrantes e refugiados

“Sim, vocês foram chamados para alumiar, para irradiar luz sobre o mundo.” (Pe. Jordan)

Hoje é o dia que a Família Salvatoriana e comunidades se unem para juntos rezar as diferentes realidades juvenis. Nesta primeira quinta-feira (05) do mês de dezembro, as Comunidades Salvatorianas são convidadas a rezar e contemplar os rostos dos jovens migrantes e refugiados.

O tema dos refugiados alcançou destaque na sociedade brasileira à partir de 2011, em decorrência do desastre natural no Haiti, que foi abalado por um forte terremoto. Após este fato, observou-se um fluxo crescente de migração em direção ao Brasil, facilitado pela intermediação de “coiotes”, que traziam grupos de pessoas até a divisa com o Estado do Acre, porta de entrada dos haitianos. A acolhida e encaminhamento destes migrantes mobilizou diversos setores da sociedade brasileira em especial a ação social da Igreja Católica.


Em 2018, outro fluxo migratório de grandes proporções se destacou: os venezuelanos atravessaram a fronteira no Estado de Roraima. Assim, evidenciou ainda mais a fragilidade dos migrantes, pela reação negativa da população local. Episódios de discriminação e revolta culminaram com a expulsão dos venezuelanos e queimas de seus pertences. (Zucker 2018)

São muitos os que já chegaram e se integraram, são muitos os que estão chegando. O egoísmo, a indiferença; a arrogância e muitos outros pecados da nossa sociedade criam preconceitos que impedem a acolhida, a hospitalidade e a integração dos recém-chegados. É preciso olhar com atenção para essa realidade e buscar uma ação concreta, pois somos todos iguais, somos todos seres humanos, somos todos irmãos e irmãs.


Vamos juntos rezar pelos nossos jovens: 🙏🏾
ORAÇÃO PELOS JOVENS MIGRANTES E REFUGIADOS

Confira também outras orações pelas Juventudes – https://bit.ly/2TZjXXz

Outros conteúdos